Colunistas

B3 x Wall Street: qual a melhor bolsa para investir em 2022?

Qual melhor rumo para seus investimentos em 2022? A B3 ou Wall Street? Descubra agora!

image 1 1
image 1 1

Se você já é um investidor “mais vivido”, sabe bem que o mercado de capitais vai muito além do que vemos aqui no Brasil. Afinal, existem uma infinidade de “Bolsas” nos mais diversos países, representando diferentes investimentos nos mais variados mercados.

No entanto, quando estamos falando dos investidores brasileiros, geralmente estamos falando de dois caminhos: a tradicional Bolsa de Valores do Brasil, a B3, ou então, a popular Bolsa de Valores de Nova Iorque (carinhosamente apelidada de Wall Street). No entanto, existem uma série de motivos que devem ser “pesados” antes de escolher o melhor caminho para seus investimentos e vamos conversar um pouco sobre agora!

O primeiro truque: entenda os mercados

Às vezes, saber os detalhes fundamentalistas de todas as ações do mercado não será o suficiente para trazer rentabilidade para seus investimentos. Este é um ponto que separa os “meninos dos homens” na Bolsa de Valores. Afinal, um bom investidor precisa ser um “bom malandro” e possuir alguns truques na manga.

O primeiro truque para escolher o melhor caminho para seus investimentos é entender o mercado onde a Bolsa está localizada.

Nessa hora, o livro de geografia e de história merecem um lugar especial em sua estante. Afinal, entender os mercados internacionais passa por decifrar o histórico econômico destes mercados e, principalmente, estar antenado as movimentações dos mesmos.

Uma Bolsa de Valores está a mercê direta das relações econômicas de seu país. Afinal, as empresas que compõem esta Bolsa operam e agem em seus devidos territórios (vide exceções). Por isso, uma grande recessão econômica do Brasil vai afetar sua Bolsa. Por outro lado, um boom da economia americana levará as ações de Wall Street ao paraíso. Neste contexto, é preciso entender estes movimentos para evitar maiores dores de cabeça e estar na Bolsa certa, no momento certo.

Brasil x EUA

Neste contexto, um bom ponto de partida para escolher investimentos no Brasil ou exterior é comparar a expectativa dos mercados para os próximos meses.

Em 2021, os EUA saíram vencedores. Os principais índices americanos saíram na frente de um mercado brasileiro marcado pelas precificações de risco das altas de juros e dos problemas políticos.

No entanto, alguns analistas apontam que este movimento de queda não considera o bom desempenho das ações da B3. Ou seja, ações com bons fundamentos e valores baixos = ações baratas. A conta parece fechar e existem oportunidades interessantes no mercado brasileiro.

Por outro lado, manter um olhar no mercado americano também me parece interessante.

O segundo truque: saia da Matriz

O filme Matrix foi um verdadeiro marco para a cultura pop e traz um dilema que ainda é bem atual para o mercado de ações em 2022.

Matrix

O personagem Neo é confrontado com duas opções: escolher entre tomar um dos dois comprimidos. A pílula azul permitirá que você esqueça o que aconteceu e permaneça na realidade virtual de Matrix, enquanto a vermelha o libertará dela e o conduzirá ao mundo real.

O mercado brasileiro é um nicho de investimento interessante. Afinal, investir na Bolsa brasileira representa investir na economia do Brasil e melhora as expectativas da nossa nação.

No entanto, como diria Morpheus, você precisa tomar a pílula, entrar na terra das maravilhas e ver até onde vai à toca do coelho.

O mercado de ações americano possui uma infinidade de opções de investimentos, sendo um mercado mais maduro que o brasileiro.

Confira abaixo alguns pontos que se destacam nos investimentos no exterior:

  • Diversificação

Uma das vantagens de manter parte do seu portfólio no exterior é manter a diversificação da carteira.

Não é de hoje que o Brasil sofre com problemas econômicos e políticos. Estes fatores afetam diretamente o mercado financeiro brasileiro e assim, seus investimentos! Logo, manter ativos estrangeiros irá aumentar a estabilidade da sua carteira.

  • Exposição ao dólar

Considerando o baixo valor do Real em relação ao Dólar, manter uma segunda moeda pode ser o incentivo a mais que você precisa para investir.

O mercado americano conta com algumas das maiores empresas do mundo. Estas empresas possuem as melhores tecnologias e os melhores profissionais, o que lhes dá uma vantagem de crescimento em comparação as companhias brasileiras.

Além disso, se considerarmos as principais Bolsas de Valores nos EUA (Nasdaq e NYSE), estamos falando de mais de 5.500 empresas para decidir onde investir.

Veredito: Wall Street ou B3?

Portanto, chegando ao fim deste “papo” você já deve ter chegado a um veredito, afinal o melhor caminho parece óbvio. Mantenha sua carteira diversificada!

Oportunidades de investimento existem em ambas as Bolsas e um investidor preparado precisa saber adequar seus investimentos.

O mercado americano é lar das principais empresas do mundo, como Netflix, Google, Microsoft, entre outras. Além disso, é apoiado por uma forte moeda. Será um ótimo refúgio quando o cenário político brasileiro apertar nas vésperas das eleições. Enquanto isso, o mercado do Brasil mostra oportunidades de entrada por estar descontado.

Em nosso site parceiro, o Investir Global, temos uma série de posts que te ensinam a iniciar seus investimentos nos Estados Unidos! Então, não deixe de clicar aqui para conferir!

Sair da versão mobile