A inteligência emocional é um conceito, em psicologia, que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. No entanto, os impactos da presença ou ausência da inteligência emocional nas relações é algo que tem ganhado cada vez mais relevância nos dias de hoje.
Olhando para este cenário, resolvi compartilhar aqui algumas estratégias assertivas a fim de desenvolvê-la no ambiente corporativo. O ambiente empresarial é, antes de mais nada, um ambiente de convivência entre pessoas, e consequentemente, permeado por diversos conflitos. Partindo deste princípio, precisamos assumir que conflitos podem ser ótimos ou péssimos.
E quando os conflitos são bons? Quando são administrados! Neste cenário eles geram benefícios como:
- Melhor desempenho dos grupos;
- Surgimento de inovação;
- Otimização do diálogo;
- Geração de oportunidades;
- Fortalecimento das relações de confiança.
O contrário, por sua vez, é verdadeiro e impactante na mesma medida. O que pode ocorrer quando os conflitos não são administrados? Neste cenário eles geram impactos como:
- Desconforto;
- Desgastes nas relações;
- Redução de desempenho;
- Distrações;
- Redução do engajamento.
E já que a base dos problemas são os conflitos, voltamos para o início da discussão, que é a base da solução dos conflitos. Ou seja, a maneira como os “atores” lidam com eles, o que, basicamente, significa desenvolver inteligência emocional.
E, como uma empresa pode ajudar seus colaboradores a desenvolver inteligência emocional, promovendo um ambiente mais engajado, com pessoas mais saudáveis e consequentemente, melhores resultados? Basicamente, investindo no desenvolvimento individual, auto conhecimento e capacitação para atuação diante de problemas.
Existem muitos métodos que possibilitam o desenvolvimento da inteligência emocional em uma equipe de trabalho, e separei alguns aqui para inspirar sua empresa:
- Treinamentos especializados em inteligência emocional para profissionais;
- Team Building focados na resolução de problemas de um grupo ou na melhoria do funcionamento de equipes;
- Feedbacks recorrentes, preferencialmente com uma política, clara e bem estruturada;
- Investir em programas de autoconhecimento;
- Fomentar um ambiente de segurança, para que as pessoas possam expressar suas emoções de maneira adequada;
Estas são práticas que se aplicadas com consistência, certamente contribuirá para um círculo virtuoso no ambiente organizacional.
Por Dani Verdugo.