À partir de hoje, os investidores podem buscar em suas corretoras o novo título do tesouro direito. Trata-se de um título que busca auxiliar o aplicador em sua aposentadoria e busca a isenção de taxa de custódia para quem manter o investimento até o vencimento.
Muito parecido com o Tesouro IPCA+, o Tesouro RendA+ promete uma taxa de juros mais a variação da inflação. Porém, o diferencial é que o investidor receberá seus rendimentos de maneira mensal, sempre corrigidos pela inflação, o que garantia o poder de compra do consumidor.
As cotas giram em torno de R$ 32 e podem ser acumulados no decorrer dos anos. Porém, na prática, o título equivale a deixar que o governo “tome conta” do seu dinheiro, o que se parece muito com a aposentadoria pelo INSS, que se diferencia pela “contribuição voluntária”.
Dentro da renda fixa, há títulos mais atrativos, principalmente com a taxa Selic na casa dos 13,5%. Em todo o caso, estudar a possibilidade de aplicar o dinheiro voltado para a aposentadoria em títulos mais rentáveis é sempre a melhor alternativa.