Colunistas

Os fundamentos do dinheiro: O que de fato você precisa saber antes de qualquer coisa

real moedadinheiro jfcrz abr 1701220043 1
real moedadinheiro jfcrz abr 1701220043 1

Se você começou a ler e se interessar sobre finanças, investimentos ou simplesmente está buscando formas mais eficazes de lidar com o próprio dinheiro, há uma grande possibilidade de você ter vindo de uma família nada abastada. Talvez você nunca tenha passado privações por coisas básicas, como comida e roupas, por exemplo. Mas, ainda assim sua família tinha que se planejar para comprar algum brinquedo ou coisa parecida.

Se essa for a situação, você provavelmente cresceu ouvindo frases como: “Não temos dinheiro para isso”, “Tal coisa é muito cara”, “Você terá que escolher outra coisa, essa não podemos pagar“.

Existem ainda aqueles que ouviam quando crianças: “O dinheiro transforma as pessoas”, “Ricos são gananciosos, por isso têm muito”, “Não há maneira de enriquecer sem explorar o trabalho alheio“, etc.

Saiba, meu caro leitor, que essas frases podem te comprometer financeiramente pelo resto da vida. Temos a tendência de subestimar a influência de nossa infância em nossa vida adulta, o que a psicologia já fez o favor de provar que é verdadeira.

Ainda que você ganhe rios de dinheiro em investimentos, seja muito bem-sucedido em sua área de trabalho ou ganhe uma bolada repentinamente, se o seu subconsciente estiver afetado por algum pensamento como o descrevemos lá atrás, saiba que a chance de você voltar à estaca zero, ou até abaixo de zero, é quase certa. As centenas de pessoas que voltam ao mesmo ponto financeiro antes de ganhar na megasena provam isso.

Agora que você decidiu ser mais lúcido quanto ao seu dinheiro, está descobrindo o mundo maravilho dos juros compostos e está planejando um futuro com muito mais tranquilidade financeira, é preciso que você aprenda, ou melhor, desaprenda boa parte do que sabe sobre o dinheiro. Caso contrário, não obterá sucesso, por maior que seja a sua renda. Você não terá lucros tão bons quanto quer e, ainda que esteja com dinheiro “sobrando”, dará um jeito de gastá-lo antes que perceba.

À primeira vista, isso pode parecer um “esoterismo exacerbado”. De fato, parece. Quem lhe diz isso é uma das pessoas mais céticas que você provavelmente irá conhecer. Mas, tome um passo de confiança e aprenda sobre a força dos nossos pensamentos em relação ao dinheiro e aos seus efeitos práticos nas nossas vidas. Garanto que isso vai lhe abrir grandes portas.

Recomendo a leitura do livro “Segredos da Mente Milionária“, de T. Harv Eker. O assunto do livro é majoritariamente esse. Você também pode contar com as muitas dicas que temos aqui no Guia do Investidor. Bons estudos!

Sair da versão mobile