Colunistas

Um 9 de setembro com muitos desafios

image 72
image 72

No dia 9 de setembro de 1965, a profissão de administrador foi regulamentada no Brasil. A categoria não tinha força no mercado, ou seja, não precisava ter um profissional atuando na organização para ocupar o cargo, então qualquer outro especialista poderia desempenhar essa função. Hoje, isso não funciona dessa forma.

A administração deve ser feita por um administrador. Quando analisamos a estrutura de uma organização, entendemos o papel deste profissional e a importância das disciplinas do curso de graduação que são voltadas para o processo analítico e auxilia na tomada de decisão.

Tendo em vista os desafios do cenário imposto pela covid-19, em que diversas profissões passaram por transformações, se faz necessário pensar em alternativas que contribuam para reconstrução do ensino superior. Após a retomada das atividades presenciais, a dificuldade dos alunos com questões de matemática, lógica e raciocínio cresceu consideravelmente, o que impacta o desenvolvimento das competências básicas da profissão.

É importante aplicar metodologias que acelerem o processo de ensino e aprendizagem. No mercado de trabalho, o profissional de administração precisa alinhar a teoria com a prática. Uma das alternativas é aconselhar os alunos e profissionais sobre como se comportar no processo seletivo, aprendizagem, dinâmicas de grupo, resolução dos desafios, entre outras atividades, que impulsionam a retomada da vida cotidiana.

Por ser uma área multidisciplinar, os alunos do curso de administração estudam matérias da área de humanas e exatas. Para que o setor esteja em desenvolvimento, ter conhecimentos sobre a tecnologia é imprescindível. Os recursos tecnológicos estão presentes no formato de trabalho, híbrido ou remoto, além de facilitar a análise e o volume de dados.

O futuro espera que o administrador domine as ferramentas para tomar decisões coerentes com os negócios. Ter um guarda-chuva que trabalhe a subjetividade do problema, programação linear, logística, produção, pode ser um dos caminhos para organização.

Em administração, as áreas que estão em alta são os seguintes: gestão de processos e de pessoas e o setor financeiro. Exemplos que partem da alta liderança também podem motivar futuros líderes. O campo de recursos humanos está ganhando força devido à crescente alta nos temas de inclusão e diversidade, assuntos que reforçam o potencial de empresas humanizadas. O momento é de incertezas no mercado de trabalho. O administrador tem que ser flexível e ter o papel de facilitador na organização.

Por Wagner Carvalho e Nayara Cardoso, professores do curso de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.