Bancos e Fintechs

Confiança da Indústria recua em outubro

O ICI do FGV IBRE caiu 0,6 ponto em outubro. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,6 ponto, após cinco altas consecutivas.

industrias fabricas de motocicletas industrias fabricas santos fc2610100917.jpg
industrias fabricas de motocicletas industrias fabricas santos fc2610100917.jpg

Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE caiu 0,6 ponto em outubro para 99,9 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,6 ponto, após cinco altas consecutivas, para 100,7 pontos.

“A confiança da indústria registrou, em outubro, sua segunda queda consecutiva. O resultado reforça a ideia do mês passado de um alerta ligado para fim do ano, dado que apesar de bons resultados recentes na demanda, o setor dá sinais de novo aumento dos estoques. Apesar disso, a percepção dos empresários sobre o presente é positiva na maior parte dos segmentos, mas em relação ao futuro o sentimento é de cautela. No cenário macroeconômico, a taxa de juros se mantém alta com o intuito de conter pressões de custos num ambiente em que os indicadores de emprego e renda continuam positivos.”, comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.

Em outubro, houve queda da confiança em 7 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela sondagem. O resultado reflete relativa estabilidade nas avaliações sobre a situação atual e piora nas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice Situação Atual (ISA) recuou 0,1 ponto, para 102,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,3 ponto, para 96,8 pontos.