Bancos e Fintechs

Demanda por seguros de automóveis cresce 5,77% em agosto

Segundo especialista da Neurotech, aquecimento do mercado de trabalho, aliado à queda dos juros, teve grande impacto para o mercado.

carros vendas automoveis
carros vendas automoveis

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis registrou, em agosto, um crescimento de 5,77%, em comparação com o mesmo mês de 2023. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. Já na comparação com o mês anterior, julho de 2024, houve queda de 4,40%.

Este cenário acompanha o bom momento do mercado de veículos novos que, segundo Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, teve um desempenho em agosto acima do esperado pelas montadoras.

“Diversos fatores contribuem para esse crescimento, sendo as melhores condições de crédito e a queda dos juros os de maior influência. Mas vale destacar que, recentemente, observamos o menor nível de desemprego de toda a série histórica para o trimestre até julho (queda de 6,8%), o que favorece o consumo de forma imediata”, explica.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), durante o mês de agosto, o número de emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves cresceu 13,38% em agosto, comparado ao mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, julho, foi registrado um leve recuo de 1,80%.

Financiamentos crescem

Os dados do SNG (Sistema Nacional de Gravames) divulgados pela B3 reforçam o bom momento vivido pelo mercado. Em agosto, o número de financiamentos de veículos atingiu cerca de 631 mil unidades, um crescimento de 14,8% em relação às 550 mil unidades financiadas em agosto do ano passado. Foi o melhor mês desde o início da série histórica em 2013. No acumulado do ano de 2024 até o mês de agosto, as vendas financiadas somaram 4,689 milhões, entre veículos novos e usados – incluindo motos, autos leves e pesados. Esse número apresentou um crescimento de 22,9% em relação ao ano de 2023, ou seja, cerca de 874 mil unidades a mais.

Ainda de acordo com o INDS, todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento da demanda por seguros no apanhado anual. A região Norte teve o melhor resultado, com aumento de 12,50%. Nordeste (7,63%), Centro-oeste (5,43%), Sudeste (4,90%) e Sul (3,13%) completam o ranking.

Demanda por idade

Como já é tradicional, o Índice Neurotech de Demanda por Seguros de agosto de 2024 mostrou os condutores mais velhos como os mais cautelosos. Entre aqueles com 60 anos ou mais, houve um crescimento de 6,15% em comparação com agosto do ano passado. Já entre os condutores da faixa etária dos 18 a 25 anos, que tradicionalmente apresentam menor procura junto às seguradoras, o crescimento foi de 5,88%.

Sair da versão mobile