- Durante uma audiência na Comissão de Agricultura, o deputado Nikolas Ferreira criticou a ministra Marina Silva, pela falta de ações contra as queimadas
- Ferreira, junto com outros deputados, apontou que o governo federal não está tomando medidas eficazes para lidar com as queimadas
- Os parlamentares mencionaram as críticas direcionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro em relação a incêndios passados
- Ferreira citou um antigo post de Marina Silva onde ela criticava Bolsonaro por sua gestão em relação ao incêndio no Pantanal, questionando a mudança de postura da ministra
Na quarta-feira (16), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) não poupou críticas à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Isto, ainda, durante uma audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Ferreira e outros parlamentares, como Ricardo Salles (Novo-SP) e Júlia Zanatta (PL-SC), expressaram preocupações sobre a inação do governo federal frente às queimadas. Estas, contudo, que têm devastado várias regiões do país.
O deputado destacou a necessidade de uma resposta mais eficaz às queimadas. Afirmando que o governo atual parece estar mais focado em responsabilizar administrações anteriores, como a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao invés de tomar medidas concretas para mitigar a situação atual.
“Da maneira como a ministra Marina Silva fala, parece que ela é ministra do Meio Ambiente da Finlândia, da Noruega. Porque é inacreditável! A gente tem quase que te agradecer e, caso a gente não faça isso, a culpa é nossa, né. E só falta falar que a culpa é do [Jair] Bolsonaro. Admirável o seu bom senso agora. (…) Porque, até pouco tempo, a culpa era do presidente Bolsonaro e ponto final”, apontou.
Incidentes para desviar a atenção?
Ferreira mencionou que a administração atual frequentemente cita incidentes do passado para desviar a atenção das questões contemporâneas.
Além disso, Ferreira trouxe à tona um antigo post de Marina Silva nas redes sociais, onde ela criticava Bolsonaro por sua gestão em relação a incêndios no Pantanal. O parlamentar utilizou essa referência para argumentar que a ministra, ao longo do tempo, tem mudado sua postura em relação às queimadas, enquanto o problema persiste e demanda soluções imediatas.
“Quem diria que você mesma iria se contradizer e poderia ser usada contra você mesma. Afinal de contas, são quase 22 mil queimadas. E a pior em 26 anos. E agora a culpa é de quem? A culpa é da condição climática, a culpa é das pessoas que estão colocando fogo, mas não é do teu governo”, completa.
As declarações de Ferreira, no entanto, refletem um sentimento crescente entre os parlamentares da oposição, que exigem um posicionamento mais firme e uma estratégia clara do governo para enfrentar as queimadas e proteger o meio ambiente. A discussão em torno do tema continua a mobilizar as autoridades e a sociedade, ressaltando a urgência da questão ambiental no cenário político atual.
Nikolas Ferreira
Nikolas Ferreira é um político brasileiro, deputado federal pelo estado de Minas Gerais, eleito pelo PL (Partido Liberal). Nascido em 1995, ele ganhou notoriedade por suas opiniões conservadoras e, contudo, por ser ativo nas redes sociais. Onde frequentemente discute temas políticos e sociais. Antes de entrar na política, Ferreira era conhecido como influenciador digital e youtuber, abordando questões relacionadas à cultura jovem e conservadora. Seu discurso e posicionamento têm atraído tanto apoiadores quanto críticos, especialmente em questões ligadas a direitos humanos, meio ambiente e economia.