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Grupo Mateus (GMAT3) autoriza aumento de capital de até R$ 363,6 mi

O Conselho de Administração aprovou a emissão de até 49,27 milhões de novas ações ordinárias, com preço de R$ 7,38 por ação.

Grupo Mateus gdi
Grupo Mateus gdi
  • O Conselho de Administração do Grupo Mateus (GMAT3) aprovou um aumento de capital de até R$ 363,6 milhões. Com a emissão de até 49,27 milhões de novas ações ordinárias, a R$ 7,38 por ação
  • Com a emissão de novas ações, o capital social da companhia passará de R$ 8,24 bilhões para até R$ 8,60 bilhões. Contudo, um total de até 2,26 bilhões de ações
  • O Grupo Mateus também aprovou o pagamento de R$ 96,2 milhões em Juros sobre o Capital Próprio, equivalente a R$ 0,0436 por ação
  • A companhia realizará o pagamento dos Juros sobre o Capital Próprio em 20 de dezembro de 2024, aos acionistas registrados na data-base de 11 de novembro de 2024

O Conselho de Administração do Grupo Mateus (GMAT3) deliberou e aprovou um significativo aumento do capital social da companhia, no valor de até R$ 363,6 milhões. Esse aumento ocorrerá por meio da emissão de novas ações ordinárias. Com subscrição privada, que podem variar entre 37.583.410 e 49.270.862 novas ações. O preço de emissão das ações foi fixado em R$ 7,38 por unidade.

Com a concretização desse aumento de capital, o capital social da empresa passará de R$ 8.239.917.892,65, que corresponde ao total atual de 2.209.346.079 ações, para uma nova cifra que poderá chegar a R$ 8.603.536.847,28. Ainda, dividida em até 2.258.616.941 ações. Esse movimento reflete a estratégia do Grupo Mateus para fortalecer sua estrutura de capital e proporcionar maior flexibilidade financeira para o crescimento e expansão de suas operações.

Distribuição de JCP

Além disso, o Conselho aprovou a distribuição de Juros sobre o Capital Próprio (JCP) no valor total bruto de R$ 96,2 milhões, com base nas reservas de lucros da companhia. O valor de R$ 0,0435673807 por ação será pago aos acionistas registrados na data-base de 11 de novembro de 2024. A companhia realizará a distribuição de JCP, com o objetivo de remunerar os acionistas pelo capital investido, no dia 20 de dezembro de 2024.

Essas decisões refletem a contínua busca do Grupo Mateus por fortalecer sua posição financeira. Além de “premiar” seus acionistas com uma gestão eficiente e alinhada aos interesses de longo prazo da companhia.

Grupo Mateus

O Grupo Mateus é uma das maiores redes de varejo e atacado do Brasil, com sede no estado do Maranhão. Fundado em 1986, a empresa se destaca principalmente no segmento de atacado de autosserviço e varejo, operando com várias bandeiras, como “Grupo Mateus” (atacado) e “Mateus Supermercados” (varejo). Sua atuação abrange uma ampla variedade de produtos, incluindo alimentos, eletrônicos, móveis, vestuário. Além de produtos de limpeza e itens de utilidade doméstica.

Principais características do Grupo Mateus:

  • Modelo de negócio: O Grupo Mateus adota um modelo de negócios focado na venda em grande escala para o consumidor final e para empresas e revendedores. Dessa forma, oferecendo preços competitivos tanto no atacado quanto no varejo.
  • Presença nacional: Embora tenha começado no Maranhão, o Grupo Mateus expandiu significativamente e hoje está presente em vários estados do Brasil, especialmente na região Nordeste.
  • Estrutura: O Grupo opera com diversos tipos de lojas, incluindo supermercados, hipermercados e unidades de atacado. Além de centros de distribuição que suportam a logística de suas operações.
  • Crescimento e expansão: Nos últimos anos, o Grupo Mateus tem se expandido de forma acelerada, com novas lojas e centros de distribuição. Além de realizar aberturas no mercado financeiro por meio de ofertas públicas de ações, como a abertura de capital na B3 (a bolsa de valores brasileira). Assim, o que ajudou a alavancar seus investimentos e fortalecer sua posição no mercado.
  • Compromisso com a inovação: A empresa tem investido em tecnologia, com sistemas de gestão eficientes e serviços de e-commerce. Além de reforçar suas operações logísticas para melhorar a experiência de compra do cliente.