Bancos e Fintechs

Gustavo Pimenta iniciará mandato na Vale em 01 de outubro

Fonte/Reprodução
Fonte/Reprodução

O mandato de Eduardo Bartolomeo, atual presidente da companhia, será encerrado em 30 de setembro. 

Na última sexta-feira (20), a Vale informou que o mandato de Eduardo Bartolomeo, atual presidente da companhia, será encerrado em 30 de setembro. 

“Sob a liderança de Eduardo, a Vale conseguiu avançar significativamente em sua transformação cultural, com orientação para a segurança das pessoas e operações, para a gestão de riscos e para a integridade de ativos. Adotou um programa pioneiro de descaracterização de barragens, implementando os melhores padrões globais para a gestão das estruturas de contenção de rejeitos. Eduardo construiu bases sólidas para uma trajetória promissora da companhia, promovendo a excelência operacional e posicionando a Vale de forma estratégica na jornada da descarbonização global”, destacou a mineradora em um fato relevante. 

De acordo com informações, a Vale informou ainda que seu conselho de administração aprovou a nomeação, em caráter interino, de Murilo Muller, atual diretor global de controladoria da companhia, para a posição de vice-presidente executivo responsável pelas áreas de finanças e relações com investidores da Vale, com início em 01 de outubro e término até 31 de dezembro de 2024.

Sobre Gustavo Pimenta

Gustavo Pimenta, no entanto, é um executivo com vasta experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração, acumulando mais de 20 anos de carreira no Brasil, Estados Unidos e Europa. Desde 2021, ele ocupa a posição de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale. Isto, além de ter liderado as áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização.

Vale conclui a descaracterização do dique 1B em Itabira, MG

A Vale informou queconcluiu a descaracterização do dique 1B do sistema Conceição, localizado em Itabira, Minas Gerais.  

De acordo com comunicado, esta é a 15ª estrutura a montante eliminada pela Vale, que completa, portanto, 50% do programa de descaracterização de barragens a montante (considerando o total de 30 estruturas contempladas no programa). 

A mineradora, informou que, as obras de descaracterização foram finalizadas antes do prazo previsto inicialmente, em dezembro de 2024. 

A partir de agora, a descaracterização passará pelo processo de avaliação e validação dos órgãos competentes, conforme legislação aplicável. 

Segundo informações, a mineradora afirmou que não há qualquer instrumento vinculante ou decisão tomada a respeito de quem será o potencial parceiro ou sua estrutura de capital.

Em março, a Vale celebrou um contrato para a aquisição da totalidade da participação de 45% da Cemig Geração na Aliança Energia, passando assim a deter 100% do ativo.

Já em julho, a Vale informou que estava procurando, dentre os principais players do mercado de energia, um potencial parceiro para a plataforma.

Sair da versão mobile