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Varejo cresce 0,8% em outubro; serviços às famílias caem 4,5%, aponta IGet

Índice mostra sinais negativos nos serviços à família e mistos na composição do varejo.

varejo supermercado
varejo supermercado

IGet, desenvolvido pelo departamento econômico do Santander no Brasil em parceria com a Getnet, que acompanha o desempenho do comércio varejista brasileiro, mostrou em outubro sinais negativos nos serviços às famílias e mistos na composição do varejo. Os dados apontam para queda de 4,5% do IGet serviços, em relação a setembro. Os serviços de alojamento e alimentação indicaram contração (-4,2%), a segunda consecutiva sob esta ótica (-2,0% em setembro comparado a agosto). 

Já o segmento de outros serviços, como atividades de lazer, culturais, aponta alta de 1,9% se comparado ao mês anterior, interrompendo a sequência de contrações mensais.

No varejo, os dados de outubro apontam para alta de 0,8% do IGet ampliado. Com o resultado, o indicador aponta retomada após desempenho fraco observado nos meses anteriores. O IGet restrito, que exclui as vendas de materiais de construção e partes e peças automotivas, mostrou queda de 1,3% frente ao mês passado (-4,0% ano a ano), após duas altas consecutiva.

A composição da atividade varejista mostrou sinais mistos. No índice restrito, vestuário, outros artigos de uso pessoal e combustíveis tiveram contribuições positivas. Apesar da retomada no mês, o segmento de outros itens pessoais manteve as variações interanuais negativas, o que vem impactando o índice restrito sob esta ótica. No índice ampliado, automóveis, partes e peças teve aumento de 3,0% e materiais de construção +0,7% contribuíram positivamente em relação ao mês passado.

O estudo vê redução do ímpeto do consumo à frente na esteira da perda de momento do impulso fiscal, mas o mercado de trabalho aquecido tende a impedir uma desaceleração mais forte. Assim, os resultados configuram uma perspectiva de moderação na demanda para o início do 4T24.

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