Atualmente, está ocorrendo um crescimento nas ofertas de conta digital infantil, mas será que um banco tradicional como o Itaú disponibiliza esse tipo de conta?
O Guia do Investidor reuniu todos os dados disponíveis sobre o serviço da instituição financeira para que você saiba mais a respeito de tudo. Confira.
Índice de conteúdo
Conta infantil: o que é e pra quê serve?
Certamente, finanças pessoais se trata de um tema muito importante dentro da educação familiar. Afinal, quanto mais cedo a criança entender a importância de cuidar do próprio dinheiro, melhor será o seu desenvolvimento e autonomia nas finanças.
Pensando nisso, bancos, fintechs e outras instituições financeiras estão lançando serviços voltados para que crianças e adolescentes possam ter um primeiro contato com a gestão financeira.
Um conta infantil, nesse caso, é um serviço voltado para menores de idade, onde é possível contar com uma série de funcionalidades, como pagamentos, transferências e até investimentos, além do controle dos pais em relação as movimentações.
Com regulação pelo Banco Central (BC), esse tipo de conta exige a presença e documentação dos pais para abertura de conta, a menos que o menor de idade seja emancipado. Além disso, existem uma série de ferramentas para auxiliar na educação financeira dos usuários ou controle dos responsáveis.
Antes de mais nada, será que seu filho precisa de uma conta infantil?
O Itaú oferece uma conta infantil?
De forma direta, a resposta é sim. Consultado os canais de atendimento do Itaú, eles informam que um menor de idade consegue fazer a abertura de conta junto ao banco, desde que esteja acompanhado de um responsável.
Outra opção possível é uma conta universitária. Mas assim como uma conta padrão, o processo exige que o adolescente tenha uma autorização do seu responsável legal para que consiga fazer movimentações por conta própria.
Além disso, a instituição financeira passou a permitir desde 2020 que um menor de idade possua um cartão de crédito. No entanto, vale destacar que a idade mínima é acima de 12 anos e essa oferta diz respeito aos cartões adicionais que um cliente pode solicitar com o banco.
O que o Itaú oferece?
A princípio, as contas disponíveis pelo Itaú para menores de idade não tem diferenças específicas em relação a uma conta-corrente ou conta poupança padrão. Por isso, alguns dos serviços disponíveis que o cliente pode contar são os seguintes:
- Conta Corrente ou Poupança
- Pagamentos e Transferências via TED, QR Code ou Pix
- Cartão de Débito
- Saques e Depósitos gratuitos nos Caixas Eletrônicos
Vantagens
- Abertura e manutenção gratuitas
- Transferências gratuitas
- Cartão de débito
- Não exige que o responsável tenha uma conta no banco para o processo de abertura
Desvantagens
- Não há uma ferramenta de controle para os pais
- Não é possível solicitar cartão de crédito
- O acesso a plataforma de investimentos não está disponível
Como abrir uma conta-corrente ou poupança para menores?
De acordo com o Itaú, o recomendável para abrir uma conta infantil no banco é ir até uma das agências da rede acompanhado do responsável legal.
Sendo assim, alguns documentos serão exigidos no decorrer do processo. São eles:
- Documento de identificação com Foto, como o RG e CNH;
- CPF;
- Comprovante de Residência atualizado;
- Termo de compromisso de Tutela, Curatela ou Guarda no caso do responsável legal não ser o pai ou mãe do dependente.
Se você pretende abrir uma conta universitária, então a lista de documentos necessários é a seguinte:
- CPF e RG;
- Comprovante de residência, como contas de água, luz ou telefone ou boleto de mensalidade em seu nome ou de um parente de primeiro grau (pai/mãe) de no máximo 6 meses atrás;
- Comprovante de matrícula, que pode ser a carteirinha da sua faculdade, um boleto da mensalidade emitido até quatro meses antes da abertura da conta ou um atestado de matrícula com assinatura e carimbo do representante da faculdade.
Conta Infantil: Outros Bancos
Confira também outros bancos e descubra se entre os seus serviços disponíveis eles oferecem uma conta infantil.