Com mais de 35 anos de trajetória, a CM Capital faz parte do grupo de corretoras que chegaram a uma posição consolidada no mercado financeiro, contando com presença no Brasil, EUA e por toda a Europa. Dessa forma, ela está entre as maiores no segmento institucional, inclusive.
Mas nos últimos anos, a instituição de investimentos decidiu expandir a sua atuação para o varejo, colocando toda a experiência que adquiriu para oferecer serviços aos investidores em geral. Dessa forma, a corretora acaba se tornando mais uma alternativa para que os investidores pessoas físicas possam acessar a Bolsa de Valores.
Pensando nisso, o Guia do Investidor reuniu todas as informações disponíveis sobre a CM Capital para ficar por dentro da história, perfil, serviços, avaliações no Reclame Aqui e nas distribuidoras dos app para você analisar se a corretora vale a pena ou não.
Índice de conteúdo
História e Perfil da CM Capital
Com origem na Espanha, a CM Capital atua como intermediadora de títulos e valores imobiliários desde 1986. No Brasil, a corretora passou a atuar apenas em 1998, quando abriu a CM Capital Markets Brasil.
A princípio, a corretora tinha como foco o segmento institucional, ou seja, voltado para grandes fundos de investimento, como empresas, bancos, hedge funds, fundos de pensão e seguradoras, por exemplo.
“A operação institucional nos levou a ter uma solidez nesse tempo todo. Nós fomos criados e acostumados a atender o público institucional. Então, aqui no Brasil, desde 1998 nos tornamos referência de todas as operações e de todas as mesas, desde DI — no caso, juros — derivativos, ações (…)”
Vitor Baldi em entrevista para o Yubb.
Conforme a CM Capital foi ocupando um espaço de relevância na área, ela foi expandindo o seu alcance.
Em primeiro lugar, em 2000, a instituição de investimentos obteve a licença do Banco Central para atuar como Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) e Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários (CCTVM).
Em seguida, em 2007, houve o início das operações da CM Capital Markets Asset, focada no serviço de gestão de patrimônios. Após isso, ocorreu uma mudança relevante em sua composição societária: em 2010, a empresa suíça Compagnie Financière Tradition (CFT) adquiriu 30% de participação na holding.
Saltando no tempo, a CM Capital iniciou suas operações no varejo em 2019. Foi messa época que a corretora lançou a plataforma e.PLUS, voltada para atendimento de pessoas físicas.
“Decidimos, então, levar toda a expertise, tradição e credibilidade desse público institucional para a operação de varejo, aonde nós criamos a operação do e.Plus, iniciada agora em 2019.”
Vitor Baldi em entrevista para o Yubb.
O que a CM Capital oferece?
Atualmente, a CM Capital oferece quatro serviços ao seu público: de Asset; de CCVTM; e da Corretora, se dividindo entre os investidores institucionais e pessoa física.
No caso da asset, a CM Capital faz a gestão de patrimônio oferecendo aos seus clientes soluções de elaboração e implementação de planos de investimento, alocação de portfólios, advisory, gestão de risco, avaliação e administração de participações, interesses comerciais, ativos alternativos e exposições.
Enquanto isso, a CCVTM diz respeito as atividades de intermediação de operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes.
Com a corretora, por sua vez, vale destacar a sua plataforma e.PLUS, que permite fazer negociações em todas as modalidades de investimentos: tesouro direto, renda fixa, fundos, ações e futuros. Assim, a CM Capital conta com uma boa variedade de opções para os mais diversos perfis de investimento, desde os traders até holders, segundo a própria.
Quais são as taxas da CM Capital?
Conforme a tabela de custos da CM Capital, as cobranças efetuadas pela corretora são as seguintes:
Investimento | Custo Operacional |
---|---|
Tesouro Direto | Zero¹ |
Ações | Day trade e posição — R$ 1,99 por operação Fracionário |
Fundos Imobiliários | Zero² |
BDR | Zero |
ETF | Zero |
Opções | R$ 1,99 por ordem executada |
Outros | Valores diversos: Veja aqui. |
²Cada Fundo cobra uma Taxa de Administração e uma Taxa de Performance. Sendo assim, é preciso verificar os detalhes descritos no regulamento de cada fundo.
Fonte: CM Capital.
CM Capital no Reclame Aqui
Buscando compreender melhor a visão dos clientes da CM Capital, o Guia do Investidor consultou a página da corretora no Reclame Aqui.
A princípio, a CM Capital conta com uma nota 8,3/10 no geral, representando uma reputação ótima. Observando os últimos seis meses, por sua vez, a nota apresentada é ainda melhor: 8,6.
Conforme a imagem a seguir, podemos notar que o perfil é bem ativo, visto que 91,3% das queixas possuem respostas no geral. Confira:
Sobre as reclamações, as categorias mais comuns envolvem problemas com cobranças indevidas, com encerramento da conta e problemas na plataforma. Mas considerando o índice de solução de 88,4%, os problemas mostram-se sob controle.
Ao mesmo tempo, o índice que mostra que 79,1% voltariam a utilizar a plataforma significa que uma boa parte dos clientes com queixa ainda aprovam a corretora. Portanto, a avaliação da CM Capital no Reclame Aqui se mostra com um saldo positivo.
Avaliação do app CM Capital
Em relação ao aplicativo da CM Capital, ele está disponível tanto para smartphones com sistema Android (Google Play), quanto para o sistema iOS (App Store).
Considerando a avaliação em ambas as plataformas, o app conta com uma boa nota entre os usuários. A avaliação geral do app apresentada no Google Play é de 3,0, enquanto a nota alcançada na App Store é de 3,7, lembrando que 5 é a avaliação máxima.
Por outro lado, também é comum encontrar ressalvas em relação a alguns aspectos do aplicativo que podem ser desde observações pontuais até reclamações recorrentes como nos exemplos a seguir. Confira.
Comentários dos usuários
“Melhor Corretora para daytrade sem dúvidas. Utilizo a mais de 2 anos e nunca tive nenhum problema com minhas operações, sem falar que o atendimento é quase instantâneo. A maioria das reclamações são relacionadas ao gerenciamento de operações de açoes, opções etc. Essa parte tecnológica acredito que possam melhorar mesmo. Seria interessante investirem nisso, dar mais opções de gerenciamento pelo celular, melhorar o visual etc.“
Avaliação de Bruno Souza – r4ibOm no Google Play. Nota: ★★★★★
“Ótima corretora. Sinto falta no APP de visualizar a minha evolução patrimonial, como visualizado no APP da Clear. Acho um pouco complicado para descobrir quais ações estou em custódia e a qual valor comprei cada uma, poderia ser mais simplificado para o usuário o acesso a essas informações.”
Avaliação de José Júnior JJ no Google Play. Nota: ★★★★
“Para ficar top falta um App com hoje broker integrado, igual o da Clear e demais corretoras. Aí sim, seria a mais top do mercado.”
Avaliação de “cocco.henriquejr” na App Store. Nota: ★★★
“Vim pois vi muitas boas avaliações sobre a corretora, mas o design e usabilidade do app deixam muito a desejar, vou testar mais, mas de primeira já notei que precisa de muitas melhorias.”
Avaliação de Aline Flesch no Google Play. Nota: ★★
Dados gerais da CM Capital
Item | Dados |
---|---|
CNPJ | 02.671.743/0001-19 |
Razão Social | CM Capital Markets Distribuidora de Titulos e Valores Mobiliarios LTDA. |
Quadro de Sócios | — Arthur Farme Damoed — Fabio Feola — Mauro de Andrade — Rogerio Penteado Felgueiras — Pedro Carlos Batista Jourdan Filho — Bruno Nobrega Barbato — Bruno Bozon Furlan — CM Capital Markets Europe — CM Capital Markets Latinamerica |