Neste ano, o clube AC Milan passou a fazer parte do grupo de times de futebol que possuem o seu próprio Fan Token. Com essa novidade, a relação entre os torcedores e o clube ganharam uma nova forma de aproximação, mais tecnológica e variada.
Mas esse movimento não está restrito ao time italiano. Na verdade, o mercado de criptomoedas vem ganhando cada vez mais espaço no mundo do futebol e o número de clubes que vem aderindo ao ativo só aumenta.
Pensando nisso, o Guia do Investidor trouxe mais informações a respeito do token do AC Milan ($ACM), como dados gerais, como comprar e mais.
Índice de conteúdo
Fan Token Milan ($ACM)
Em parceria com a plataforma Socios.com e a empresa Chiliz, o clube de futebol italiano AC Milan fez sua estreia no mundo dos criptoativos em fevereiro deste ano. De acordo com o time, o seu Fan Token irá permitir a participação em votações a respeito de decisões a serem tomadas pelo clube, ganhar produtos oficiais, concorrer a experiências VIPs e mais.
Como exemplo, o Milan já promoveu votações para que os detentores de Fan Token decidissem o design do ônibus do time, o lema oficial da equipe, a mensagem que estará no vestiário, entre outras ações. No caso das experiências, o clube pode premiar um torcedor com o acesso VIP para conhecer o estádio, dar a chance de se encontrar com um jogador do time ou oferecer produtos oficiais autografados, por exemplo.
“Os detentores do Fan token $ACM terão acesso VIP a todos os jogos da liga nacional, da copa e da Europa. Mas isso é só o começo. De memorabilia assinada a assistir a uma partida com a lenda do seu clube favorito ou voar com o time para uma partida fora, o céu é realmente o limite. Você pode ganhar recompensas de fãs participando de questionários, jogos e decisões do clube no aplicativo Socios.com.“
Socios.com, sobre os possíveis prêmios do Milan Fan Token
Como comprar o Milan Fan Token?
A princípio, existe mais de uma maneira de se adquirir o Milan Fan Token. Uma delas, por exemplo, é por meio do aplicativo da Socios.com, disponível tanto para smartphones com sistema Android (Google Play), quanto para o sistema iOS (App Store).
Nesse sentido, o processo é o seguinte: em primeiro lugar, é necessário adquirir a criptomoeda Chiliz (CHZ), que pertence ao mesmo grupo. Em seguida, basta acessar o app da Socios.com e comprar o Fan Token com essa cripto. Vale dizer que ela é a única aceita para essa transação nesse método e pode ser comprada também com a Socios.com. Na prática, o passo a passo é o seguinte:
Comprar Chiliz (CHZ)
- Na parte superior da tela inicial, toque em “Adicionar $CHZ”;
- Em seguida, escolha a quantidade de $CHZ de sua preferência;
- Após isso, confirme o pagamento e pronto!
Comprar o Fan Token
- Na parte superior da tela inicial, toque em “Exchange Token”;
- Escolha qual time você deseja comprar;
- Na página do time, clique no botão “Comprar” na parte inferior;
- Digite a quantidade de Fan Tokens que deseja comprar;
- Ao final clique no botão “Comprar” e pronto!
Caso queira outra alternativa, o Milan Fan Token também pode ser encontrado na plataforma de outras exchanges, como a Binance, Mercado Bitcoin, Mandala Exchange, BKEX, Pionex, entre outros.
O que é Fan Token?
Além de falar a respeito do Fan Token Milan, é importante ter um entendimento geral sobre o que é o ativo digital Fan Token.
Em suma, o Fan Token se trata de uma criptomoeda que permite aos seus detentores o acesso a uma variedade de vantagens como fãs ou torcedores. Por exemplo: votar em decisões de clubes, descontos em produtos oficiais e ingressos de partidas, decidir designs de mercadorias, ganhar recompensas, participar de experiências únicas, entre outros.
Por conta desse perfil, o Fan Token pode ter uso por clubes esportivos, fã clubes de música e outras organizações para democratizar e organizar experiências, estabelecer liderança de clubes e muito mais.
Também vale dizer que, assim como qualquer criptomoeda, um Fan Token conta com oscilação de preço e também pode se tornar um investimento sujeito a especulação. Ainda assim, o seu foco principal é ser utilizado como meio de acesso a serviços e bens da “vida real”, classificado-o como token de utilidade. Por isso, o Fan Token não tem como objetivo gerar retorno financeiro e deve ser visto sobretudo como uma forma do torcedor apoiar seu clube.
Confira outros Fan Tokens
Além do Milan, uma série de clubes brasileiros e estrangeiros já possui o seu próprio Fan Token disponível no mercado. Você pode conferir mais informações a respeito deles aqui no Guia do Investidor! Alguns dos times que você pode ficar por dentro são: