A seleção da Itália informou os seus planos para apresentar uma nova forma de interatividade com os torcedores através do Fan Token Itália. Por meio dele, a equipe pretende utilizar os novos recursos para fortalecer a sua estrutura, ao mesmo tempo que proporciona uma nova relação com o seu público, mais tecnológica e conectada.
Mas vale dizer que há uma tendência em crescimento nesse tema, visto que o número de clubes que vem aderindo a oferta desse tipo de criptoativo só aumenta. Dessa forma, o mercado de criptomoedas e o mundo do futebol estão se tornando algo cada vez mais conectado.
Pensando nisso, o Guia do Investidor trouxe mais informações a respeito do token da Itália ($ITA), como dados gerais, como comprar e mais.
Índice de conteúdo
Fan Token Itália ($ITA)
Em parceria com a plataforma Socios.com e a empresa Chiliz, a seleção de futebol da Itália anunciou em novembro deste ano que irá fazer parte mundo dos criptoativos. Dessa forma, ela será a terceira seleção no mundo a aderir a oferta de tokens, depois de Argentina e Portugal.
Conforme a equipe, o seu Fan Token irá permitir concorrer a experiências VIPs, ganhar produtos oficiais, participação em votações a respeito de decisões sobre o dia a dia da organização e mais.
“Essa parceria nos permitirá expandir nosso relacionamento com nossos fãs, proporcionando novas oportunidades de engajamento e a chance de os fãs serem recompensados. É também mais um passo importante na continuidade do projeto de desenvolvimento do futebol italiano, porque nos permitirá investir em novos recursos a nível de base. A parceria nos permitirá apoiar o desenvolvimento do futebol juvenil e de todo o movimento, da base ao topo da pirâmide.”
Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC).
Como participação, a Itália pode promover votações para que os detentores de Fan Token decidam qual será a frase da braçadeira de capitão, a frase de incentivo do vestiário, o design do ônibus e outras pesquisas, por exemplo.
No caso das experiências, a seleção pode premiar um torcedor com um acesso VIP, dar a chance de se encontrar com um jogador do time ou oferecer produtos oficiais autografados, entre outras vantagens.
“A Itália é uma potência do futebol, sinônimo de paixão, determinação e glória esportiva. Estamos orgulhosos e entusiasmados por dar as boas-vindas aos atuais campeões europeus à nossa lista de parceiros e esperamos dar aos azzurri em todo o mundo a oportunidade de se envolverem e serem recompensados pela sua equipa como nunca antes.”
Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e Socios.com.
Como comprar o Itália Fan Token?
A princípio, existirá mais de uma maneira de se adquirir o Itália Fan Token. A primeira delas, por exemplo, será por meio do aplicativo da Socios.com, disponível tanto para smartphones com sistema Android (Google Play), quanto para o sistema iOS (App Store).
Nesse sentido, o processo é o seguinte: em primeiro lugar, é necessário adquirir a criptomoeda Chiliz (CHZ), que pertence ao mesmo grupo. Em seguida, basta acessar o app da Socios.com e comprar o Fan Token com essa cripto. Vale dizer que ela é a única aceita para essa transação nesse método e pode ser comprada também com a Socios.com. Na prática, o passo a passo é o seguinte:
Comprar Chiliz (CHZ)
- Na parte superior da tela inicial, toque em “Adicionar $CHZ”;
- Em seguida, escolha a quantidade de $CHZ de sua preferência;
- Após isso, confirme o pagamento e pronto!
Comprar o Fan Token
- Na parte superior da tela inicial, toque em “Exchange Token”;
- Em seguida, escolha qual time você deseja comprar;
- Na página do time, clique no botão “Comprar” na parte inferior;
- Digite a quantidade de Fan Tokens que deseja comprar;
- Ao final clique no botão “Comprar” e pronto!
Caso queira outra alternativa, o Itália Fan Token também pode ser encontrado na plataforma de outras exchanges. Mas esse processo necessita de tempo e ainda não há previsão sobre quando isso irá ocorrer.
Quem é a Socios.com?
A Socios.com se trata de uma empresa europeia de votação e recompensa de fãs com foco em engajamento social na área de esportes. Ao mesmo tempo, a companhia é criação da empresa desenvolvedora do Chiliz (CHZ).
Pelo fato da Socios.com ser uma plataforma do Chiliz (CHZ), o investidor titular do token $CHZ, além da negociação tradicional da altcoin, terá a possibilidade de uso da criptomoeda dentro do app da empresa europeia.
Nesse sentido, ao optar pelo uso na Socios.com, o investidor poderá converter o seu criptoativo em um token fan de um time parceiro da plataforma. Após converter o Chiliz (CHZ) em um token fan do clube escolhido, você pode concorrer a recompensas VIP, participação em eventos, Meet & Greet, e ainda por colecionáveis, como camisas autografadas, por exemplo.
Em suma, a ideia funciona como um tipo de sócio torcedor que permita uma aproximação entre os clubes e torcedores. Ao mesmo tempo, a plataforma contribui para o aumento na identificação entre ambos por meio das participações em algumas decisões do time, com exceção das políticas.
“Acreditamos que a paixão deve ser reconhecida e que todo torcedor tem o direito de fazer sua voz ser ouvida, onde quer que esteja no mundo.”
Socios.com
Atualmente, a empresa tem parceria com clubes de futebol, e-sports, organizações de eventos de luta profissional e hóquei.
O que é Fan Token?
Além de falar a respeito do Itália Fan Token, é importante ter um entendimento geral sobre o que é o ativo digital Fan Token.
Em suma, o Fan Token se trata de uma criptomoeda que permite aos seus detentores o acesso a uma variedade de vantagens como fãs ou torcedores. Por exemplo: votar em decisões de clubes, descontos em produtos oficiais e ingressos de partidas, decidir designs de mercadorias, ganhar recompensas, participar de experiências únicas, entre outros.
Por conta desse perfil, o Fan Token pode ter uso por clubes esportivos, fã clubes de música e outras organizações para democratizar e organizar experiências, estabelecer liderança de clubes e muito mais.
Também vale dizer que, assim como qualquer criptomoeda, um Fan Token conta com oscilação de preço e também pode se tornar um investimento sujeito a especulação. Ainda assim, o seu foco principal é ser utilizado como meio de acesso a serviços e bens da “vida real”, classificado-o como token de utilidade. Por isso, o Fan Token não tem como objetivo gerar retorno financeiro e deve ser visto sobretudo como uma forma do torcedor apoiar seu clube.
Confira outros Fan Tokens
Além da seleção da Itália, uma série de clubes brasileiros e estrangeiros já possui o seu próprio Fan Token disponível no mercado. Você pode conferir mais informações a respeito deles aqui no Guia do Investidor! Alguns dos times que você pode ficar por dentro são:
Clubes brasileiros
Seleções de futebol
Outros esportes