Criptomoedas

Siacoin projeto: o que é? | Siacoin vale a pena?

A SIA almeja funcionar como a espinha dorsal que interliga uma série de servidores que estão distantes. Mas afinal, como funciona o projeto Siacoin?

siacoin gdi
siacoin gdi

Siacoin projeto: o que é? Entenda tudo sobre a criptomoeda. Siacoin vale a pena investir? Com funciona e qual a previsão para 2022.

  • O projeto Siacoin, funciona como uma plataforma de armazenamento descentralizada na qual os usuários pagam aos hosts para armazenar seus dados.
  • As raízes do projeto remontam a 2013, quando David Vorick discutiu a ideia da siacoin por e-mail com seu amigo Luke Champine.
  • A SIA almeja funcionar como a espinha dorsal que interliga uma série de servidores que estão distantes.

E se o Dropbox fosse uma blockchain? É Nesse sentido que gira o conceito por trás do projeto Siacoin, pois ele visa rivalizar com os principais players de dados, incluindo Amazon e Google.

O projeto Siacoin funciona como uma rede blockchain de armazenamento de dados que usa um sistema ponto a ponto, em vez de um site centralizado como o Dropbox.

Com a Siacoin, os usuários alugam um espaço na nuvem da blockchain SIA para não ter que comprar um HD físico, podendo assim armazenar seus arquivos na internet.

Contudo, no decorrer da história desde o lançamento, a plataforma SIA enfrentou muitos obstáculos, incluindo hosts ausentes e usuários que armazenam dados ilegais.

Mas afinal, como funciona o projeto Siacoin? Continue lendo para entender tudo o que você precisa saber sobre a Siacoin.

Siacoin projeto: o que é?
Siacoin projeto: o que é?

Siacoin projeto: o que é?

As raízes da Sia remontam a 2013, quando David Vorick discutiu a ideia por e-mail com seu amigo de faculdade Luke Champine, que se juntou ao projeto no final daquele ano.

Eles nomearam o projeto Sia em 2014 em homenagem ao deus egípcio da percepção. Pouco antes de se formar, os dois criaram a empresa-mãe Nebulous, renomeada para Skynet em 2021.

A Skynet lida com a Sia, que funciona como uma plataforma para armazenar dados na qual os usuários pagam aos hosts para guardar seus dados.

Ao usar o elemento peer-to-peer da blockchain, ele oferece aos hosts um incentivo monetário para guardar os dados de outras pessoas, enquanto fornece aos clientes da rede uma alternativa às empesas centralizadas.

De acordo com seu white paper, o objetivo da Sia é se tornar a “camada de armazenamento de backbone da internet” e competir com as soluções de armazenamento existentes.

Backbone, em inglês, significa “espinha dorsal”. Portanto, como o próprio nome já diz, a SIA almeja funcionar como a espinha dorsal que interliga uma série de servidores que estão distantes, tal como o referido órgão do corpo, conectando diversas partes que não estão próximas.

A blockchain Sia usa um consenso de prova de trabalho (proof-of-work) para garantir que os dados sejam protegidos.

Esse sistema coloca os mineradores uns contra os outros para competir pelo próximo novo bloco. Vorick disse que o sistema de prova de trabalho é a melhor maneira de manter a rede segura, pois afasta os invasores devido aos enormes custos de energia e hardware.

O processo de armazenamento da Sia

O processo de aluguel e armazenamento de dados do projeto funciona de forma única, pois, primeiramente, o sistema da siacoin pega o arquivo e o divide em 30 partes antes de carregado, garantindo a recuperação dos dados se algo der errado. Os arquivos podem ser restaurados em 10 dos 30 segmentos.

O arquivo também é criptografado antes de ser carregado, adicionando uma camada de segurança de dados.

Isso difere de provedores de armazenamento em nuvem centralizados como a Amazon, que geralmente não criptografam os dados do usuário.

Isso o torna mais seguro do que esses métodos tradicionais, mas é potencialmente mais importante para o projeto devido a preocupações da siacoin relacionada a segurança e fraude com a tecnologia blockchain.

Um contrato de arquivo é então formado entre o host e o locatário usando um contrato inteligente, um algoritmo de computador automático que não requer terceiros.

Esses contratos acordam aspectos da relação entre cliente e host, incluindo preços e outros detalhes como o tempo de armazenamento.

Os clientes pagam antecipadamente o armazenamento com os contratos com duração normal de 90 dias.

Se o host ficar offline após o término do contrato, Sia moverá os dados para um host diferente em um processo chamado reparo de arquivo.

Ao final do contrato, os hosts devem apresentar comprovante de armazenamento, que aparecerá no blockchain e deve ser concluído dentro de um determinado prazo para que o host seja pago.

Siacoin projeto: o que é? | Siacoin vale a pena?
Siacoin projeto: o que é? | Siacoin vale a pena?

Siacoin vale a pena?

Se você se pergunta se vale a pena investir no projeto ou usar a plataforma da Siacoin, elaboramos aqui alguns pontos importantes.

Uma solução de armazenamento em nuvem econômica

As empresas de armazenamento em nuvem estão sendo cada vez mais forçadas a aumentar os preços para atender a inflação dos custos.

Por exemplo, o Microsoft Azure cobra US$ 18 por mês por 1 terabyte (TB ou 1.000 gigabytes) de armazenamento.

O projeto Siacoin, por outro lado, cobra menos de US$ 4,50 pelo mesmo serviço.

Soluções de armazenamento ponto a ponto

A rede Sia é a principal solução de armazenamento em nuvem ponto a ponto em criptomoeda hoje. Este provedor baseado em blockchain oferece uma solução da qual qualquer pessoa pode fazer parte.

A descentralização é o nome do jogo no mundo das criptomoedas. No entanto, a maior parte do foco neste espaço agora está em transações descentralizadas. Para provedores de armazenamento em nuvem, há outras vantagens de serem soluções descentralizadas e ponto a ponto.

A segurança é um dos principais impulsionadores do fascínio da rede Sia nesse sentido.

Segurança é primordial

Os protocolos de segurança da rede Sia são de extrema importância para quem procura esse serviço.

A esse respeito, o projeto Siacoin escolheu pensar em uma abordagem de segurança muito aprimorada.

Existem algumas vantagens de segurança que a rede Sia tem em relação aos provedores tradicionais, o mais óbvio é o fato da rede Sia ser descentralizada.

Além disso, os hosts são anônimos e o nível de criptografia e segurança de transferência de dados parece estar entre os melhores da categoria.

Finalmente, a rede Sia usa redundância, dividindo arquivos entre vários computadores. Isso significa que mesmo que alguns dos nós que operam a rede estejam offline, o cliente poderá acessar os arquivos a qualquer momento.