TrueUSD vale a pena? Entenda tudo sobre o projeto e saiba se vale a pena usar a TrueUSD ou até mesmo se ela pode valorizar como uma criptomoeda comum.
- Stablecoins funcionam um tipo de criptomoeda que está atrelada a moedas fiduciárias ou commodities.
- TrueUSD funciona lastreado de 1 para 1 por dólares americanos depositados em uma conta.
- TrueUSD é que é a única stablecoin do mundo com auditoria em tempo real.
Stablecoins funcionam um tipo de criptomoeda que está atrelada a moedas fiduciárias ou commodities.
Entenda como moedas fiduciárias as moedas comuns dos países, como, por exemplo, o real ou o dólar, já commodities representam itens fornecidos para as indústrias com foco na fabricação de produtos como soja, ou petróleo.
Historicamente, as stablecoins ajudaram os traders a obter lucros de negociação de forma mais conveniente, assim permitindo que eles interagissem significativamente menos com os bancos tradicionais cada vez que faziam uma negociação.
TrueUSD, ou TUSD abreviado, é uma das várias stablecoins com garantia fiduciária bem conhecidas no mundo.
Embora a capitalização de mercado atual da criptomoeda não seja tão significativa quanto as 50 principais, quando se trata de stablecoins, a marca passa a importar mais.
O que torna o TrueUSD tão especial que merece a atenção dos investidores? Vale a pena intender melhor o projeto da TrueUSD?
Índice de conteúdo
TrueUSD vale a pena? Análise e conceito
Como outras stablecoins lastreadas em moeda fiduciária, o TrueUSD também funciona lastreado de 1 para 1 por dólares americanos depositados em uma conta.
Vale a pena mencionar que quando falamos “lastreado” significa que algo fica ligado a outro algo com um lastro, ou seja, a TrueUSD terá sempre uma ligação ao dólar americano em uma paridade 1 para 1, em outras palavras, 1 TrueUSD representa 1 dólar americano.
Assim a TrueUSD não sofre as flutuações e também não pode valorizar como uma criptomoeda comum.
Ela funciona com um tipo de certificado de dívida que dá ao titular o direito de resgatá-lo por dólares americanos.
No entanto, a mecânica da emissão e resgate do TrueUSD é diferente das duas stablecoins mais populares, Tether e USD Coin.
Para ambos os casos, a Tether Ltd. e a Circle controlam as reservas em dolar, respectivamente. Portanto, as empresas têm controle absoluto sobre como querem alocar os fundos depositados com base em uma tolerância ao lucro/risco.
Por outro lado, os dólares americanos que estão apoiando o TrueUSD ficam mantidos em várias contas de garantia. Isso significa que nenhum dos membros do TrustToken (o emissor da TUSD) pode tocar nos dólares americanos depositados.
Por que as contas de garantia são usadas para TrueUSD?
O uso de contas de garantia é parte de uma solução que eliminará os intermediários, mas a TrustToken reconhece que usar contas de garantia não é o objetivo final, eles publicaram um post no Medium sobre isso.
“Reconhecemos que as contas de garantia não são o fim do jogo para dinheiro descentralizado e gerenciamento de ativos tokenizados, mas o setor de confiança e depósito já funciona bem para o gerenciamento e distribuição de ativos.”
Implicando na postagem do blog, pode haver menos dependência de contas de garantia no futuro, contudo, isso só quando os bancos tradicionais estiverem mais confortáveis com o uso de contratos inteligentes.
Portanto, até que os bancos permitam assinaturas de contratos inteligentes, estamos desenvolvendo um dos sistemas mais conhecidos e testados com frequência para gerenciamento de contas bancárias: contas de garantia.
De acordo com as boas práticas de um emissor de stablecoin, a TrustToken também libera provas mensais da Armanino LLP, por meio de um Prova de Reserva.
A parte interessante do TrueUSD é que é a única stablecoin do mundo com auditoria em tempo real.
O que mantém o TrueUSD atrelado ao dólar americano?
Embora a TrustToken nunca tenha declarado explicitamente a divisão detalhada dos ativos na reserva da TUSD, o envolvimento de contas de garantia significava que possivelmente a TUSD é totalmente lastreada em dólares.
Sem controle total da reserva, no entanto, ainda não está claro como a TrustToken pode lucrar com as operações da TUSD.
Independente disso, a TrustToken tem muitos outros negócios além da tokenização de dólares americanos, como, por exemplo, tokenização de commodities, ações, títulos e obras de arte.
Dessa forma, à medida que o mercado de stablecoins amadurece, a empresa pode estar fazendo a coisa certa ao reduzir significativamente os riscos de terceiros que podem ameaçar a “verdadeira” atrelagem do dólar americano da TUSD.
TrueUSD vale a pena? Como comprar TrueUSD (TUSD) em 3 etapas fáceis
1 — Inscreva-se em uma exchange que negocie o TrueUSD (TUSD).
A TUSD hoje é negociada em diversas exchanges assim você pode escolher uma para realizar a sua compra.
Aqui deixo uma tabela com as principais exchanges que negociam a TUSD no mundo.
Binance | USDT, BNB, BTC, BUSD, ETH |
Huobi Global | USDT |
KuCoin | BTC, USDT, ETH |
A maioria das exchanges pede um e-mail, e algumas também podem pedir um número de telefone e um documento de identidade com foto, então é uma boa ideia tê-los em mãos.
2 — Deposite fundos em sua nova conta
A princípio, quando você está pensando em como comprar TUSD, não deve ter problemas em termos de métodos de pagamento.
Há diversas formas válidas e na maioria das vezes, você consegue usar as principais formas de pagamento, como, por exemplo, transferência bancária, cartão de crédito, boleto e em alguns casos até Pix.
Escolha bem qual exchange usar e estude cada possibilidade, assim você poderá usufruir da melhor opção para você e sua realidade.
3 — Comprar a TUSD usando seus ativos
Por fim, agora que você já enviou os ativos para a exchange escolhida, basta comprar o token TUSD.