Criptomoedas

19 milhões de Bitcoins minerados: só faltam 2 milhões

O bitcoin número 19 milhões acaba de ser minerado, deixando menos de dois milhões de BTCs restantes para os mineradores colocarem em circulação.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O bitcoin número 19 milhões acaba de ser minerado, deixando menos de dois milhões de BTCs restantes para os mineradores colocarem em circulação.

O marco demonstra como Satoshi Nakamoto, conseguiu juntar décadas de pesquisa em diferentes áreas da ciência da computação para alcançar a escassez no mundo digital.

Antes do Bitcoin, o dinheiro digital sofria da falha de gastos duplos.

A única maneira de garantir que uma pessoa não gastasse dinheiro duas vezes era por meio de uma autoridade central.

Essa autoridade tinha que acompanhar as moedas enviadas e recebidas, atualizando os saldos dos usuários – muito parecido com o sistema financeiro tradicional.

No entanto, a invenção de Nakamoto, através do uso do mecanismo Proof-of-Work (PoW) em um livro distribuído, permitiu que computadores controlem e impessam que uma representação digital de valor fosse gasta duas vezes ao mesmo tempo.

Já não existe tanto derramamento por parte das mineradoras

Historicamente, os mineradores costumavam descarregar seus bitcoins recém-cunhados no mercado para cobrir despesas operacionais em dólares americanos, no entanto, hoje em dia tornou-se comum ver empresas de mineração adicionarem suas moedas produzidas ao seu balanço patrimonial e emitirem empréstimos lastreados em bitcoin conforme necessário.

19 milhões de Bitcoins minerados

Como resultado, o Bitcoin ficou ainda mais escasso à medida que uma porcentagem maior do fornecimento total de bitcoin fica bloqueada a longo prazo.

Atualmente, um minerador ganha 6,25 BTC por bloco extraído. A chamada recompensa do bloco, vem passando por cortes pela metade a cada quatro anos desde que Nakamoto minerou o primeiro que rendeu uma recompensa de 50 BTC.

Agora, cada vez menos novos bitcoins são distribuídos a cada época, aumentando ainda mais a escassez do ativo.

Portanto, embora tenha levado cerca de uma dúzia de anos para minerar 19 milhões de bitcoins, os 2 milhões restantes não serão cunhados até 2140.

Além de trazer escassez para o reino digital, o Bitcoin, portanto, também permite uma política monetária previsível.

Ele rompe com o sistema monetário atual, onde governos e formuladores de políticas podem aumentar a emissão de dinheiro.

Como resultado, a desvalorização da moeda não é possível no Bitcoin e o poder de compra de seus usuários é protegido.

Sair da versão mobile