Existe uma grande expectativa de abertura de IPOs no ano de 2020, mediante ao novo cenário. Dessa forma, muitas empresas poderão ingressar na bolsa de valores em busca de uma capitalização que lhe fará crescer.
Assim, os investidoresdevem ficar atentos ao novo cenário onde haverá uma migração da renda fixa para a variável. Então vamos saber mais sobre o assunto e analisar se a tendência de aumento no número de IPOs.
Pequenas empresas podem fazer IPO em 2020
De acordo com os analistas as empresas pequenas poderão ingressar na bolsa de valores em 2020. Pois, elas necessitam de capital para poderem crescer ainda mais e se tornarem assim empresas de grande porte.
Enquanto que o investidor está sempre em busca de lucros e nesse cenário de juros baixos buscará a renda variável. Desse modo, há um consenso de que as pequenas empresas poderão ter acesso ao mercado e ofertar ações.
De fato, muitas delas tem procurado a bolsa B3 (B3SA3) para tentarem ingressar na mesma. Na atualidade a faixa é de uns US$ 600 milhões de ofertas de ações no mercado brasileiro. Ou seja, são quatro vezes superior a média global que chega na casa dos US$ 139,8 milhões. Então, a projeção é de que as médias e pequenas empresas poderão ter acesso a bolsa.
Pois, um dos fatores que dificultavam muito era que as instituições financeiras não preparavam essas empresas para o IPO. Entretanto, o banco ABC (ABCB3) criou uma plataforma para auxiliar essas companhias.
De fato, as empresas pequenas não estavam no foco da bolsa de valores e isso deve mudar em 2020. Dessa maneira, o programa Bovespa Mais que foi criado para esse fim pode ser de grande valia nesse processo.
Portanto, em 2020 existe uma grande possibilidade de que algumas empresas possam ingressar na bolsa. Assim, a tendência é de crescimento cada vez maior no setor de investimentos em renda variável.