Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, o segmento da renda fixa movimentou R$ 457 bilhões em 2022. Na opinião da educadora em finanças pessoais, Carol Stange, a opção da renda fixa deve manter a mesma procura em 2023, sendo que o cenário macroeconômico justifica essa previsão.
A especialista acredita que a taxa Selic iniciou este ano em 13,75%, quatro pontos percentuais acima em relação ao começo de 2022, considerado o ano recorde para a renda fixa. Juros, dívida interna, incertezas políticas e inflação nas alturas reduzem o interesse dos investidores por ativos com maior risco e por isso, a renda fixa deve bater novo recorde até o final do ano, acredita Carol Stange.
1. Conheça seu perfil objetivos
Os investimentos em renda fixa são indicados para investidores de perfil conservador ou moderado. Investidores arrojados, por exemplo, também podem aplicar em títulos dessa classe. Mesmo tendo maior tolerância aos riscos, esses investidores podem precisar de segurança em parte da carteira. Nesse caso, os títulos atuariam para equilibrar riscos. Defina objetivos e prazos, pois, servirão como guias para orientar a análise dos títulos e o entendimento sobre como eles se comportarão no portfólio.
2. Analise as alternativas do mercado
Considere o funcionamento de cada título para encontrar aqueles que apresentam maior aderência com o seu perfil, objetivos e necessidades.
3. Entenda a tributação
Muitos produtos contam com a incidência do Imposto de Renda sobre os lucros, mas existem alternativas isentas de IR. Normalmente, essa vantagem está em títulos atrelados ao setor de imóveis e ao agronegócio. Nesse caso, a isenção é usada como uma forma de incentivo para atrair novos investidores.
4. Considere os riscos
Embora os títulos de renda fixa sejam alternativas conservadoras, existem riscos envolvidos. Os produtos de crédito privado, por exemplo, não contam com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) — que cobre algumas alternativas emitidas por bancos e instituições financeiras.
5. Avalie os juros do mercado
Considere o contexto do mercado financeiro. Como vimos, o cenário de juros no Brasil costuma impactar essa classe. Assim, lembre-se de considerar aspectos e projeções da economia antes de iniciar seus aportes.