Notícias

A nova aposta da Estapar (ALPK3): recarga de carros elétricos

A Estapar firmou uma nova parceria para se fortalecer no setor de veículos elétricos! Confira agora mais detalhes!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Se você ainda está pensando que os veículos movidos a combustíveis fosseis irão se manter no mercado por muito tempo, é melhor ir revisando suas expectativas. Afinal, a “moda” ESG veio para ficar, e os veículos elétricos são uma importante parcela deste movimento.

Desse modo, as principais e mais inteligentes companhias da indústria, já estão se mobilizando para se adequar a estas novas demandas! E este parece ser exatamente o caso da Estapar (ALPK3)! Confira agora mais detalhes!

A nova parceria da Estapar

Quando pensamos em ações de veículos elétricos, rapidamente pensamos em nomes como Tesla ou Volkswagen. No entanto, nem só de montadoras vive este setor, e companhias de infraestrutura terão papel-chave nesta transição. E a Estapar não está alheia a isso.

A Estapar está fundindo sua empresa de recarga de carros elétricos, a Ecovagas, com a Zletric. Uma startup fundada há dois anos e avaliada recentemente em R$ 50 milhões. A fusão – que deve ser concluída em dois meses – vai criar a maior empresa do setor, com cerca de 500 pontos de recarga em vários estados do Brasil. A relação de troca será praticamente paritária: os acionistas da Ecovagas terão pouco mais de 50% da nova empresa, e os acionistas da Zletric, o restante.

Hoje, o único acionista da Ecovagas é a Estapar, mas a Enel X, a empresa de inovação da multinacional italiana, tem uma opção de compra de uma fatia do negócio. Os principais acionistas da Zletric são os fundadores Pedro Schaan e Tarik Totthoff. Mas a startup tem centenas de investidores de varejo que compraram uma participação no ano passado, numa rodada na Captable. A complementaridade das duas empresas é clara: enquanto a Zletric tem focado no B2B. Cobrando direto do consumidor final num modelo de assinatura, a receita da Ecovagas vem basicamente do B2B. A empresa tem contratos de médio prazo (cerca de cinco anos) com a Volvo e a Stellantis, a holding dona da Peugeot, Fiat e do Jeep. As duas montadoras pagam para que a Ecovagas disponibilize a recarga gratuita para seus clientes.

A visão da Ecovagas e da Zletric é construir uma infraestrutura robusta de estações de recarga enquanto o mercado ainda não explodiu no Brasil. Quando isso acontecer, elas terão uma posição dominante.