Notícias

Ações da CCR e Ecorodovias desabam após anuncio de reajuste de pedágios

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

As ações de CCR (CCRO3) e Ecorodovias (ECOR3) de rodovias negociaram em queda nesta sexta-feira (19), depois de assinarem termos de reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão no Estado de São Paulo.

A CCR-2,04% informou que assinou o Termo Aditivo e Modificativo (TAM) coletivo entre o Estado de São Paulo e as concessionárias das rodovias paulistas concedidas e integrantes do Grupo CCR.

O acordo tem como objetivo reconhecer o desequilíbrio econômico-financeiro gerado pela decisão do governo de congelar, temporariamente, o valor vigente das tarifas de pedágio. O aumento das tarifas de pedágios aumentarão em mais de 10% ainda em 2022.

Além disso, o termo busca promover o reequilíbrio diante da frustração da receita bruta causada pelo não repasse do reajuste das tarifas quilométricas de pedágio referente à variação do indexador dos contratos em 2021 e 2022.

Para o analista Eduardo Melo, especialista em finanças e CEO da Prime Investe, a reação do mercado é exagerada:

“Independente da notícia, que não interfere no mercado, podemos ver a CCR em uma região nítida, na qual o preço na faixa de R$ 14 não consegue ultrapassar e volta a cair. Já sendo a quinta vez consecutiva acontecendo a mesma coisa. Logo, o mercado pode reagir de forma negativa não ao acontecimento, mas sim pela região de preço”, afirmou

image 154

As ações de ambas as companhias negociaram em queda no pregão desta sexta-feira, em meio as correções do mercado e as realizações de lucro que pesaram sobre o Ibovespa.