Segundo a empresa, o principal objetivo do grupamento é a redução da volatilidade das ações.
A Companhia detalhará os procedimentos e cronogramas para o grupamento de ações na convocação da AGE, conforme regulamentação aplicável.
Nesta sexta-feira (22), a Companhia Magazine Luiza (MGLU3) anunciou que seu Conselho de Administração aprovou a proposta de grupamento de todas as suas ações na razão de 10 para 1. A proposta será submetida à apreciação da Assembleia Geral Extraordinária da empresa.
De acordo com a empresa, essa operação tem como finalidade a redução na volatilidade de suas ações. Com a conclusão do grupamento, o capital do Magazine Luiza continuará no montante de R$13.802.162.483,70, sendo dividido em 738.995.248 ações ordinárias.
Grupamento de Ações
O grupamento de ações é uma operação financeira realizada por uma empresa para diminuir a quantidade de ações em movimentação, contudo, resultando no aumento simultâneo do valor nominal de cada ação.
A própria B3, no entanto, encoraja o processo de consolidação de ações no mercado acionário.
Isso se deve ao fato de que quando os títulos são transacionados a valores muito baixos, as variações percentuais tornam-se distorcidas. Resumidamente, pequenas flutuações de centavos podem resultar em altas ou quedas significativas.
É essencial lembrar que os investidores que possuem menos ações do que o número estabelecido para o grupamento (por exemplo, menos de 10 ações, no caso da Magazine Luiza) receberão o valor correspondente em dinheiro pelos seus papéis, portanto, deixarão de ser acionistas. Isso significa que a empresa pode ter sua base de investidores reduzida.
Magalu
A Magazine Luiza, ou Magalu, é uma das maiores varejistas do Brasil, contudo, com foco em e-commerce e vendas físicas.
Fundada em 1957 em Franca, São Paulo, por Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, a empresa começou como uma pequena loja de presentes e cresceu para se tornar líder no mercado varejista nacional.
Reconhecida por sua forte presença online e estratégias inovadoras, incluindo aquisições e investimentos em tecnologia. A Companhia também se destaca por sua abordagem inclusiva, com o objetivo de empregar um grande número de mulheres e pessoas de diferentes origens socioeconômicas.