Notícias

Ações da Orizon (ORVR3) dispararam e CVM cobrou explicações

As ações da Orizon dispararam da noite para o dia e a CVM exigiu explicações. Confira agora mesmo mais detalhes!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Na manhã desta segunda-feira, a Orizon (ORVR3), divulgou um fato relevante ao mercado no mínimo curioso para os investidores menos experientes do mercado de capitais.

A companhia, utilizou o fato relevante para esclarecer a solicitação da B3 sobre as recentes movimentações extraordinárias de suas ações na bolsa.

Tendo em vista as últimas oscilações registradas com os valores mobiliários de emissão dessa empresa, o número de negócios e a quantidade negociada, conforme abaixo, vimos solicitar que seja informado, até 08/06/2021, se há algum fato do conhecimento de V.S.a. que possa justificá-los.”

B3, em comunicado direcionado a Orizon.

A “cobrança” vem graças a política de transparência e competitividade aplicada no mercado de capitais. Afinal, já vimos efeitos de manipulações de ações que foram realmente desastrosos para o mercado em geral. Afinal, um caso famoso no Brasil, é do Naji Nahas. O empresário que com apenas especulações e muita malícia, conseguiu praticamente sozinho quebrar a bolsa de valores do Rio de janeiro.

Atualmente, a comissão de valores fiscaliza com mais firmeza as transações da bolsa. Portanto, cobra explicações das empresas listadas quando as certas coisas parecem fora do normal.

Assim, voltamos a atenção ao caso da Orizon. Afinal a empresa despertou os ânimos da B3 graças a movimentação das suas ações.

As ações da Orizon

Primeiramente, é importante visualizar o que realmente aconteceu com as ações da Orizon. Estas ações tiveram um movimento interessante nos últimos dias. Principalmente ao considerar o resultado da empresa no 1T21, que registrou quedas em vários indicadores. Contudo, o movimento das ações foi realmente crescente. Confira no gráfico abaixo:

Fonte: Google finance

O crescimento foi explosivo, o que explica a reação cautelosa da B3. Assim, a Orizon fez a declaração que este crescimento vem da presença da empresa na lista de Small caps recomendadas pela BTG. Esta que segundo a empresa, trouxe uma rápida explosão da demanda por estas ações:

A este respeito, a Companhia entende que as oscilações mencionadas no Ofício estão relacionadas à entrada das ações ordinárias (“ORVR3”) da Orizon Valorização de Resíduos na carteira de Small Cap do BTG Pactualem 02 de junho de 2021.”

Orizon em seu fato relevante divulgado ao mercado.

Além disso, a empresa reitera seu compromisso com a transparecia. Esta com o mercado, e principalmente seus acionistas.

Por fim, não deixe de conferir o resultado da empresa no 1T21. Para isso, basta clicar aqui!

Sair da versão mobile