Notícias

Ações em queda: Privatização da Sabesp avança, mas não convence investidores

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) recebeu autorização da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) para aplicar um índice de reajuste tarifário total de 9,5609%, em relação às tarifas vigentes. A decisão foi considerada ligeiramente negativa pelo JPMorgan, que emitiu um rating de “Overweight” para a empresa, o que significa exposição acima da média do mercado, equivalente à compra.

O banco americano comentou que o aumento tarifário veio abaixo das expectativas de um reajuste de 11,9% e acredita que alta de um único dígito pode frustrar investidores. O JPMorgan estabeleceu um preço-alvo de R$ 55,00 para as ações da Sabesp.

A Sabesp é uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo e atende cerca de 28 milhões de pessoas no estado de São Paulo. A empresa tem sido alvo de diversas discussões sobre a privatização do setor de saneamento no Brasil.

No início deste ano, o governador do estado de São Paulo, João Doria, sancionou a lei que permite a concessão de serviços de água e esgoto à iniciativa privada. A medida foi criticada por setores da sociedade civil e por especialistas que apontam possíveis problemas na qualidade dos serviços prestados.

Diante desse cenário, a Sabesp tem enfrentado desafios para garantir sua posição no mercado e conquistar a confiança dos investidores. A autorização para o reajuste tarifário pode trazer impactos na percepção dos investidores em relação à empresa, que precisa se manter competitiva em um mercado cada vez mais desafiador.

Com o rating de “Overweight” emitido pelo JPMorgan e um preço-alvo estabelecido, é possível que a Sabesp atraia investidores que buscam oportunidades no mercado de saneamento básico e que estão atentos às movimentações do setor. No entanto, o desafio da empresa será manter sua posição no mercado e conquistar a confiança dos investidores diante de um cenário de incertezas.

EmpresaRecomendaçãoRatingPreço-alvo
SabespCompraOverweightR$ 55,00

Apesar da recomendação, as ações SBSP3 operam em queda nesta segunda-feira.

image 44
image 44