Você sabe se Ações Itaú vale a pena? A recente Valorização Ações do Itaú é um dos marcos da bolsa, e isso não é sem motivos. A companhia representa um dos principais nomes do mercado de ações brasileiro, tendo uma grande parcela de representação especialmente no setor bancário. Desse modo, fica claro a relevância e a importância destas ações na bolsa de valores.
Pensando nisso, nós do Guia do Investidor elaboramos para você um guia completo. Assim, iremos abordar do zero tudo o que você precisa entender sobre Ações Itaú vale a pena? Valorização Ações do Itaú! Confira agora mais detalhes!
Primeiramente, quando se trata do mundo dos investimentos (e de dinheiro em geral), existe uma regra de ouro: você precisa saber para onde está indo seu dinheiro.
A dica pode parecer bastante óbvia, afinal, você não sai fazendo transferências para qualquer um no meio da rua, não é mesmo? Assim como no cotidiano, a Bolsa de Valores se trata de relações. Por isso, conhecer as empresas por trás dos códigos de seu home broker será um importante diferencial na sua trajetória como investidor.
Além disso, entender as relações do mercado e dos investimentos vai te poupar muita dor de cabeça na hora de verificar a rentabilidade da sua carteira de investimentos. Afinal, entender a finalidade das transações que você participa é o básico para não sair lesado, não é mesmo?
Desse modo, antes de entrar mais a fundo no Ações Itaú vale a pena? Valorização Ações do Itaú, é preciso entender um pouco mais sobre o Banco Itaú. Portanto, confira mais detalhes agora!
Índice de conteúdo
O que é o Itaú
Assim, para entendimento da verdadeira dimensão do Banco Itaú atualmente e de sua relevância para o mercado financeiro, é preciso entendimento do desenvolvimento da instituição ao longo dos anos.
O Itaú Unibanco é a maior banco privado do Brasil, a maior instituição financeira da América Latina e uma das maiores do mundo.
Presente em 18 países, buscamos oferecer soluções completas em termos de produtos e serviços por meio de inteligência financeira e um ecossistema de parcerias.
Banco Itaú em seu site oficial.
O Banco Itaú é um dos braços da Itaúsa (ITSA4), uma holding brasileira de investimentos e de capital aberto (listada em bolsa). Portanto, a holding atua nos segmentos financeiro, bens de consumo, materiais de construção civil, saneamento, energia e infraestrutura, e conta com um portfólio consistente, composto por marcas líderes em seus segmentos: Itaú Unibanco, XP Inc., Dexco, Alpargatas, Aegea Saneamento, Copa Energia e Nova Transportadora do Sudeste (NTS).
Uma instituição familiar: o segredo da Valorização Ações Itaú
Portanto, a instituição “surge” ainda no seculo passado, em 1924. Quando João Moreira Salles funda a Casa Moreira Salles em Poços de Caldas, centro financeiro e cafeicultor regional na época, como extensão dos negócios relacionados à comercialização de café da família.
Assim, em 1933, Walther Moreira Salles assume, com 21 anos, a então Casa Bancária Moreira Salles, que oferecia serviços financeiros principalmente aos cafeicultores da região. A família Salles é um dos pilares de sustentação da instituição, representado pelo nome da empresa em 1940: Banco Moreira Salles.
A partir daí, a história da instituição é marcada por uma série de fusões. O ano de 1943 foi marcado pela Fundação do Banco Central de Crédito por Alfredo Egydio de Souza Aranha em São Paulo, com a abertura das primeiras agências em 1945 em São Paulo, Campinas e São João da Boa Vista
No entanto, apenas em 1964, a instituição ganha o famoso nome Itaú. Com a união do Banco Federal de Crédito com o Banco Itaú S.A., de Itaú de Minas, a instituição passa a se chamar Banco Federal Itaú S.A.
Desse modo, os conceitos de “empresa familiar” são um dos destaques do que veio a se tornar o Banco Itaú, e as famílias Moreira Salles, e Egydio de Souza Aranha ainda mantêm voz e poder de decisão nos processos executivos da companhia.
A política de aquisições do Itaú
Se nos primeiros anos a companhia foi marcada por fusões, nos anos seguintes a empresa adota uma série de aquisições para fortalecer e expandir seus serviços.
O Guia do Investidor listou abaixo algumas das aquisições e fusões mais relevantes do Itaú ao longo dos últimos 30 anos, e que marcam a construção da marca na América Latina e da relevância da companhia nos principais serviços financeiros ao longo dos anos, dando uma boa base para entender se Ações Itaú vale a pena? Valorização Ações do Itaú:
- Banerj;
- O Banco del Buen Ayre S.A. na Argentina, que passa a se chamar Banco Itaú Buen Ayre;
- Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais);
- Fininvest, empresa de soluções financeiras e administradora de cartões de crédito
- O Banco Bandeirantes;
- Banesta;
- BEG (Banco do Estado de Goiás);
- O banco de atacado BBA;
- O Banco Fiat S.A., maior banco ligado a montadoras do Brasil;
- A AGF Brasil Seguros;
- Fusão do Banco Itaú e do Unibanco, dando origem ao Itaú Unibanco S.A., maior banco privado do país;
- Credicard, que havia sido criada em 1970 de maneira conjunta pelo Citibank, Itaú e Unibanco;
- Aquisição de 50% da ConectCar, sendo a gestão dividida entre o Itaú Unibanco e a Porto Seguro
- Neste mesmo ano adquire também a Recovery, empresa de recuperação de ativos do BTG Pactual;
- Compra das operações de varejo do Citibank no Brasil;
- Aquisição de 49,9% da XP Investimentos, uma das maiores corretoras independentes de investimentos do país.
Ações do Itaú vale a pena?
Assim, entramos no foco deste artigo: Ações Itaú vale a pena? Valorização Ações do Itaú.
O Banco Safra atualizou recentemente suas expectativas para as ações do Banco Itaú. Assim, nada melhor que a opinião de analistas e profissionais da área para definir se uma ação é (ou não) uma verdadeira boa opção de investimento.
Segundo a análise da corretora, o Itaú Unibanco (ITUB4) reportou lucro líquido recorrente de R$ 6,779 bilhões (ROAE de 19,7%) no 3T21, alta de 34,8% A/A (+ 2,1% acima da projeção e 2,3% acima do consenso da Bloomberg).
As despesas operacionais também foram boas em nossa avaliação, demonstrando o comprometimento do banco no controle das despesas.
Os resultados do Itaú Unibanco (ITUB4) foram impulsionados principalmente por um sólido crescimento da renda líquida com juros (NII) e das taxas e custos significativamente mais baixos.
Desse modo, a corretora cita alguns motivos para ficar de olho, ou evitar investimentos nas ações do Itaú:
Vale a pena investir em ações do Itaú?
- Alta lucratividade (maior ROE dentre os grandes bancos no Brasil);
- Possui uma boa estratégia para alocação de capital permitindo uma sólida distribuição de dividendos para ITUB4 (3,6% de dividend yield estimado para 2021), forte marca e posicionamento de mercado;
- Histórico de boa performance no controle de custos.
Quais os riscos ao investir em ITUB4?
- Risco macroeconômico;
- A competição no mercado de adquirência poderia trazer algum risco para o crescimento em serviços para o Itaú mais do que para outros bancos, uma vez que ele detém 100% da Rede;
- Competição para clientes de média e alta renda com XP, BTG e C6, entre outros;
- Concorrência mais acirrada no mercado de crédito após o início do Open Banking.
Em suma, o Itaú apresentou bons resultados de ponta a ponta. Assim a corretora espera bons resultados do Itaú para nos próximos trimestres, principalmente devido à recuperação da receita (aumento do volume de empréstimos, melhoria do mix e aumento das taxas de juros).
Portanto, a corretora mantém o rating de compra para Itaú Unibanco (ITUB4) com preço-alvo de R$ 34,00 por ação.