Notícias

Alta em ações ligadas a consumo, educação e construção e queda nas estatais marcam resultado da eleição presidencial

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O período eleitoral é, sem dúvidas, um momento de preocupações econômicas. Em um momento de forte polarização política, as expectativas para o índice Ibovespa se concretizaram neste primeiro dia após o resultado da eleição presidencial enfrentada pelo Brasil no dia 30 de outubro. Segundo o diretor de Alocação & Distribuição da InvestSmart XP, André Meirelles, era de se esperar uma volatilidade no índice, que se mostrou verdadeira.

“Como esperado pelo mercado, um dia após as eleições presidenciais, Ibovespa permanece lateralizada, chegando à máxima de 116.763 e mínima de 122.113”, afirma Meirelles. Segundo o diretor da InvestSmart XP, as ações ligadas ao setor de consumo, educação e construção são os destaques positivos do dia.

“Tais setores podem ser beneficiados por medidas de estímulo ao crédito, pela expansão de programas de educação superior e pela volta do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, além das ações de bancos privados”, explica o executivo.

Por outro lado, as ações das estatais representam os destaques negativos do dia. Segundo Meirelles, Petrobras e Banco do Brasil são as ações que tendem a ser mais impactadas pela mudança política.

“A queda nas ações da Petrobras, além da questão política, também pode estar sendo influenciada pela redução no preço do Brent”, afirma.

No cenário internacional, as bolsas americanas também operam negativas. Segundo Meirelles, o motivo é que os investidores estão aguardando a decisão da política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), que acontecerá na quarta-feira, dia 02 de novembro.