A Amazon (AMZO34) está ampliando o alcance de seus serviços a vendedores parceiros. Isto é, antes concentrados no Estado de São Paulo, e lançando uma campanha de incentivo aos lojistas, em meio ao acirramento da competição entre os marketplaces que operam no Brasil.
Nesse sentido, no mês passado, o Magazine Luiza iniciou uma campanha pelo Nordeste para atrair pequenos negócios para a sua plataforma.
Desse modo, ao mesmo tempo, o crescimento de marketplaces asiáticos no país, como a chinesa Shopee, aumentam a disputa por lojistas. Isto é, para ampliar a receita com serviços digitais e de logística, além de expandir e diversificar a oferta de produtos ao consumidor.
Dessa forma, o anúncio de hoje da Amazon prevê a ampliação do serviço de “fullfilment”, antes restrito ao Estado de São Paulo. Ou seja, para vendedores parceiros no Rio de Janeiro e no Paraná.
Diante disso, trata-se de um pacote de serviços que inclui armazenamento de produtos nos centros de distribuição da Amazon, empacotamento, envio e atendimento ao cliente. A companhia tem 12 centros de distribuição no país.
Amazon (AMZO34) aprova desdobramento de ações
O conselho de administração da Amazon (AMZO34) aprovou um desdobramento de ações na proporção de 1 para 20. Ou seja, o que deverá elevar a liquidez dos papéis da companhia.
Assim sendo, levando em consideração o preço de tela do papel do início do pregão desta quinta, cada ação deixaria de ser negociada a US$ 2.163,73 para algo próximo a US$ 110.
Desse modo, o desdobramento valerá para todos os três tipos de ações da companhia de Jeff Bezos.
Em março, a big tech já havia anunciado que pretendia fazer a movimentação.
“Esta divisão dará aos nossos funcionários mais flexibilidade na forma como eles administram seu patrimônio em ações da empresa e tornaria o preço mais acessível para pessoas que desejam investir na companhia”
disse a Amazon, em comunicado da época
Nesse sentido, em relatório do mesmo período, o Morgan Stanley afirmou que o desdobramento é visto como “parte de uma série de movimentações amigáveis aos acionistas, que podem catalisar o potencial de expansão”.
Assim sendo, as ações da empresa, desde então, acumulam quase 30% de queda. Isto é, impactadas pelo mau momento para as companhias de tecnologia. Ou seja, que por conta do cenário macroeconômico, veem suas lucratividades futuras ameaçadas.
Neste ano, a Amazon já perdeu mais de US$ 600 bilhões em valor de mercado.