A Copa do Mundo está chegando e a expectativa de vendas da Ambev (ABEV3) é alta para a temporada. Isso porque esta será a primeira Copa a ser realizada durante o verão do Brasil. Assim, a mistura do calor e futebol, aumenta as expectativas de maior consumo de bebidas no país.
Os analistas do Bank of America acreditam que, apesar da previsão de alta nas vendas, a temporada por não gerar grande impacto para o lucro da Companhia. A estimativa é de que a Ambev adicione entre 1,3 e 1,8 milhão de hectolitros nas vendas.
O relatório dos analistas também afirma pontos positivos que geram previsibilidade no aumento das vendas em relação à última Copa. Segundo eles, os jogos do último evento foram realizados, em sua maioria, durante a manhã e no inverno.
No entanto, este ano, a Copa do Mundo acontecerá durante o verão brasileiro. Outro ponto que favorece o consumo de bebidas durante os jogos, é que as partidas ocorrerão, em sua maioria, no final da tarde.
Aumento das vendas x preço baixo
De acordo com o BofA, apesar da renda média real do brasileiro cair em torno de 3%, o preço da cerveja teve queda de 7%. Isso gera maior acessibilidade, mas também um efeito duplo para a Companhia. Isso porque as vendas irão aumentar, mas a margem de lucro irá diminuir por conta dos preços baixos.
“Vemos uma melhora em termos de acessibilidade, embora a base de renda mensal esteja em um patamar inferior.”
Disseram os analistas do BofA.
Além disso, o BofA diz que, durante a Copa, a tendência é de aumento do consumo de bebidas em latas, no lugar das garrafas retornáveis, afetando a margem da empresa. Os analistas afirmam, ainda, que o custo maior com publicidade também afetará a margem de lucro da Companhia.
Os analistas do Bank of America mantém recomendação neutra para os papéis da Ambev (ABEV3), com preço-alvo de R$ 16.