Notícias

ANEEL abre processo para avaliar concessão da Light: Possível cassação gera impacto no setor elétrico

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sorteou, na segunda-feira (24/07), Hélvio Guerra como o relator do processo administrativo que pode resultar na cassação da concessão da empresa Light (LIGT3). O processo foi iniciado pela Superintendência de Fiscalização Econômica, Financeira e de Mercado (SFF) da Aneel, que abriu a investigação em 22 de junho. Embora o processo não seja público, sua existência foi revelada pelo jornal Valor Econômico, pois precisou passar por um sorteio para designar o relator.

Ao verificar o site da agência reguladora, o jornal confirmou a abertura do processo administrativo, no qual há informações sobre a notificação da empresa Light a respeito da possibilidade de aplicação da penalidade de caducidade da concessão. A Light, por sua vez, confirmou que se trata do mesmo processo para o qual recebeu um termo de intimação em 5 de julho, mas agora está sob a responsabilidade da diretoria da agência, sendo Hélvio Guerra o relator selecionado.

Nesse contexto, a empresa Light deverá ser convocada para se manifestar a respeito de sua situação econômico-financeira, permitindo que a Aneel avalie detalhadamente a situação e tome uma decisão sobre a possibilidade de cassação da concessão.

A cassação de concessão é uma medida grave que pode ser tomada pela Aneel quando a empresa concessionária não cumpre devidamente as obrigações previstas no contrato de concessão ou apresenta problemas financeiros significativos que comprometem sua capacidade de prestar o serviço adequadamente.

Essa investigação e a possibilidade de cassação da concessão da Light são questões de grande relevância tanto para a empresa em si quanto para os consumidores e o setor elétrico como um todo. Caso a concessão seja cassada, a Aneel pode buscar outras alternativas para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica na região atendida pela Light, bem como abrir caminho para outras empresas interessadas em assumir a concessão.

É importante destacar que esse processo segue um trâmite legal e a Light terá a oportunidade de se defender e apresentar suas justificativas diante da Aneel. A agência reguladora, por sua vez, deverá avaliar todas as informações e evidências disponíveis antes de tomar qualquer decisão final sobre a cassação da concessão.

Sobre a Light

A Light é uma das principais empresas de energia do Brasil, com uma história que se estende por mais de um século. A empresa é responsável pela geração, distribuição e comercialização de energia elétrica, atendendo a milhões de clientes no estado do Rio de Janeiro.

A Light tem um papel fundamental na sociedade, levando desenvolvimento e bem-estar por onde passa todos os dias. A empresa se orgulha de ser composta por pessoas talentosas e inspiradoras, que trabalham para transformar a sociedade por meio da energia que fornecem.

Além disso, a Light está comprometida com a sustentabilidade e a inovação. Um exemplo disso é a fatura digital da Light, que permite aos clientes receberem sua conta de energia por e-mail, eliminando a necessidade de papel e evitando atrasos. A fatura digital também oferece vantagens como sorteios, descontos e facilidade de pagamento.

Confira mais recomendações

Está em busca de novas oportunidades de investimento? Aqui no Guia do Investidor, nós oferecemos uma ampla seleção de análises, recomendações e indicações de preços-alvo para as principais ações e ativos da bolsa de valores brasileira. Nossa equipe de especialistas está sempre atenta ao mercado, identificando as melhores opções para você ampliar e diversificar sua carteira.

Entendemos que cada investidor tem suas próprias metas e tolerância ao risco. Por isso, oferecemos uma variedade de recomendações que se adequam a diferentes perfis e objetivos. Seja você um investidor conservador, moderado ou agressivo, encontrará em nosso site análises detalhadas e recomendações fundamentadas para auxiliar em suas decisões de investimento.

Além disso, sabemos que o mercado financeiro é dinâmico e as oportunidades podem surgir a qualquer momento. Por isso, atualizamos constantemente nossas recomendações, para que você possa aproveitar as melhores oportunidades assim que elas aparecem.

Para conferir nossas últimas análises e recomendações, basta clicar aqui.

Sair da versão mobile