- A aquisição da Sul América Seguros (SULA11) pela Rede D’Or (RDOR3) ainda está mostrando consequências;
- Afinal, a empresa informa que a Fitch Rating — uma das 3 maiores empresas de classificação de risco do mercado americano — elevou o rating de classificação da empresa. Confira agora mais detalhes!
Desde o anuncio da Rede D’Or (RDOR3) sobre o acordo para adquirir a seguradora Sul América Seguros (SULA11), o mercado está de olhos abertos. E quando falamos do mercado, não estamos falando apenas de investidores, afinal, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, já se atualizou com as mudanças da RDOR3.
O novo Rating
Assim, a Fitch Ratings afirmou a Classificação padrão de emissor de moeda estrangeira de longo prazo (LT FC IDR) da Rede D’Or São Luiz S.A. no ‘BB’, IDR de Moeda Local de Longo Prazo (LT LC IDR) no ‘BBB-‘ e Rating Nacional de Longo Prazo no ‘AAA(bra)’. A Fitch também afirmou as debêntures locais da Rede D’Or na ‘AAA(bra)’ e na Rede D’Or Finance S.a.r.l. emissão de títulos não assegurados no ‘BB’. O Rating Outlook para o LT FC IDR é negativo, enquanto as perspectivas para o LT LC IDR e a Classificação LT Nacional são estáveis.
A ação de classificação segue o anúncio da Rede D’Or em 23 de fevereiro de 2022, de que firmou um acordo com a Sul America S.A. (SASA; BB-/Negativo, AA-(bra)/Negativo) para fundir suas operações através de uma transação de todas as ações. Após a conclusão do negócio, os acionistas da SASA devem ter 13,5% do capital da Rede D’Or. Este acordo foi aprovado por seus respectivos Conselhos de Administração. A transação está sujeita a condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação de autoridades regulatórias relevantes, e deve ser encerrada até o final do ano. A Fitch espera que a Rede D’Or permaneça comprometida com um perfil de crédito conservador enquanto navega pela consolidação do setor de saúde no Brasil.
A aquisição
Ademais, os detalhes da operação de aquisição também vieram a público. Segundo comunicado, essa operação será por meio de uma operação de troca de ações.
Assim sendo, Sul América será absorvida pela Rede D’or. Isto é, seus acionistas receberão novas ações de emissão da Rede D’Or em troca das ações da SulAmérica.
De acordo com o documento oficial, a Rede D’or pagará R$ 20,31 por ação units da SulAmérica, acrescida de um prêmio de 49,3%.
Além disso, as administrações das companhias estimam que os custos para consumação da operação serão de, aproximadamente, R$ 45 milhões. Isto é, que incluem, principalmente, custos com assessoria financeira.