A empresa de exploração e produção de petróleo e gás, 3R Petroleum (RRRP3), teve uma forte alta em suas ações nesta sexta-feira, após a Petrobras (PETR4) ratificar a continuidade do processo de transição do Polo Potiguar, que envolve campos produtores de petróleo e gás, terminais de uso privado, refinaria e ativos de armazenamento na Bacia Potiguar, no nordeste do Rio Grande do Norte. A compra do ativo pela 3R Petroleum foi aprovada pelo conselho de administração da Petrobras no ano passado, mas o processo de aquisição ainda não foi concluído.
Às 10h20 (horário de Brasília), os papéis da 3R Petroleum saltavam 12,32%, a R$ 30,55, para depois entrarem em leilão. Às 10h54 o avanço era de 10,29%, a R$ 30,00.
O JPMorgan destaca que a confirmação do processo pela Petrobras deve ser visto como um catalisador muito bom para os 3R. “Neste momento, falta à 3R apenas a licença ambiental do Ibama (condição precedente para a transação), que a empresa espera obter até o final do mês.
A 3R Petroleum também divulgou seus dados de produção de fevereiro. A companhia registrou produção de 21,5 mil barris de óleo equivalente por dia (boed) em fevereiro, uma redução de 6,5% em relação ao produzido em janeiro. Ante a média do quarto trimestre, porém, foi 39,6% superior.
A companhia é operadora dos polos Macau, Areia Branca, Fazenda Belém, Rio Ventura, Recôncavo, Peroá e Papa Terra, e detém participação de 35% no Polo Pescada. O resultado consolidado dos campos foi de 28 mil barris por dia em fevereiro. Conforme destaca a Genial, a principal notícia positiva foi a produção do Polo Macau que teve uma ligeira melhora em seus números, reportando uma produção de 4,3 mil barris (versus 3,8 mil barris em janeiro.