Notícias

Apple se torna "banco" e lança conta poupança que rende mais que bancos tradicionais

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Apple oferece rendimento 10x maior que a média das contas poupança dos bancos comerciais dos EUA, desafiando grandes instituições financeiras.

A Apple lançou uma conta poupança nos Estados Unidos com rendimento de 4,15% ao ano, colocando-se em concorrência direta com os grandes bancos americanos e oferecendo um rendimento 10 vezes maior que a taxa média das contas poupança dos bancos comerciais do país.

Aposta ousada da Apple no setor financeiro desafia grandes bancos

A Apple lançou uma nova conta poupança nos Estados Unidos que oferece um rendimento anual de 4,15% – dez vezes mais que a taxa média das contas poupança dos bancos comerciais do país. O lançamento coloca a empresa em concorrência direta com grandes bancos americanos, como JP Morgan e Citi, em um momento de guerra pelos depósitos nos EUA.

Com a subida dos juros de zero para a faixa de 4,75% a 5%, os bancos comerciais estão sob forte pressão para aumentar a remuneração de suas contas poupança. Não mexer na taxa pode levar à perda de clientes, enquanto aumentá-la resulta em perda de rentabilidade.

Ao longo do último ano, os americanos já retiraram mais de US$ 800 bilhões em depósitos dos bancos comerciais para aplicar em produtos mais rentáveis. Nos EUA, a taxa média das contas poupança é de apenas 0,37% ao ano, segundo a Federal Deposit Insurance Corporation, que garante os depósitos dos bancos.

Alguns players já oferecem remunerações melhores, mas a taxa paga pela Apple será uma das maiores do mercado. O Marcus, a conta digital da Goldman, paga 3,9% ao ano a seus usuários, enquanto o American Express paga 3,75% e a Capital One, 3,5%.

Dada a agressividade da taxa, alguns analistas especulam que a Apple esteja subsidiando o produto como forma de fidelizar ainda mais os usuários do iPhone, os principais usuários do Apple Card. A conta da Apple foi lançada em parceria com a Goldman – o banco emissor – e é exclusiva para os clientes do Apple Card, também operado pela Goldman.

O lançamento da conta poupança da Apple representa uma aposta ousada da empresa no setor financeiro e demonstra sua capacidade de desafiar grandes instituições financeiras. Ao oferecer um rendimento muito superior à média das contas poupança dos bancos comerciais, é possível que a Apple busca atrair e fidelizar ainda mais clientes. No entanto, será interessante acompanhar como os bancos tradicionais reagirão a essa iniciativa e se ajustarão às novas condições do mercado.

Sair da versão mobile