Notícias

Aprovação de Lula após 3 meses de governo é de 38%, aponta pesquisa

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º) mostra que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 38%, enquanto a reprovação é de 29%. Os resultados deixam o chefe do Executivo tecnicamente empatado com o desempenho de Jair Bolsonaro (PL) no mesmo período do 1º ano de governo.

A pesquisa, que ouviu 2.028 pessoas acima dos 16 anos em 126 cidades brasileiras de 29 a 30 de março, aponta que 38% dos entrevistados consideram o governo Lula ótimo ou bom, enquanto 30% disseram ser regular e 29% falaram ser ruim ou péssimo.

A avaliação dos primeiros 3 meses do governo Lula é menor do que a registrada pelo Datafolha no mesmo período do início dos mandatos anteriores do petista. Em 2003, Lula era aprovado por 43% dos entrevistados e reprovado por 10%. Já em 2007, o percentual dos que consideravam o governo ótimo ou bom era de 48%, enquanto os que achavam a gestão ruim ou péssima somavam 14%.

A pesquisa também revelou que Lula tem melhor avaliação entre nordestinos (53% de ótimo e bom), enquanto a pior é entre os moradores do Sul (29% de aprovação), evangélicos (28%) e mais ricos (30%). A maioria dos entrevistados (51%) considera que Lula fez menos do que esperavam nesses 3 meses, enquanto 18% acreditam que o presidente fez mais do que imaginavam e 25% afirmam que ele fez o que estavam esperando.

Em relação às promessas de campanha, 28% dos entrevistados acreditam que Lula cumprirá a maioria, enquanto 50% dizem que ele executará parte delas, mas não a maioria. Outros 21% afirmam que o presidente não vai realizar nenhuma promessa e 1% não soube responder.

A pesquisa mostra que a aprovação do presidente Lula após 3 meses de governo está abaixo das registradas em seus mandatos anteriores. Além disso, mais da metade dos entrevistados acredita que ele fez menos do que esperavam e apenas 28% acham que ele cumprirá a maioria de suas promessas de campanha. No entanto, a avaliação positiva de Lula entre nordestinos é um ponto positivo para o presidente, que pode tentar concentrar esforços nessa região para melhorar sua aprovação.

É importante ressaltar que a pesquisa foi realizada em março de 2023, ou seja, ainda no início do governo Lula. Ainda é cedo para afirmar se sua aprovação irá aumentar ou diminuir nos próximos meses. No entanto, é possível que o presidente tente implementar medidas populares e de impacto para tentar melhorar sua avaliação junto à população, especialmente

Sair da versão mobile