A Argentina anunciou a criação de duas novas versões da moeda norte-americana, os chamados “dólar Coldplay” e o “dólar Qatar“.
A ideia, com o dólar Coldplay, é incentivar a ida de artistas ao país, cujo agravamento da crise econômica tem colocado freios no meio cultural.
Com a nova versão da moeda, empresários do setor supostamente conseguirão continuar com suas atividades, garantindo postos de trabalho ligados à produção de eventos.
Já o “dólar Qatar”, assim nomeado por causa da Copa do Mundo, será aplicado ao consumo acima de US$ 300 em cartões de crédito e débito, a uma taxa de câmbio de 300 pesos por dólar.
No entanto, o “dólar Coldplay” tem um valor mais acessível a 204 pesos, que os 200 pesos do chamado dólar “blue”, que funciona como um dólar clandestino do dólar oficial.
A medida, de acordo com projeções do governo, terá impacto sobre 200 mil pessoas que fazem uso regular do cartão de crédito em viagens ao exterior. A medida já começa a valer para compras realizadas a partir de hoje.
Agora, a Argentina tem 14 tipos de dólar em vigor oficialmente, como o “dólar Netflix”, o “dólar cripto”, entre outros.