Notícias

Associação de Bancos projeta manutenção da Selic em 13,75% a.a.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve determinar a manutenção da Taxa Selic em 13,75% a.a., de acordo com análise do superintendente da Assessoria Econômica da ABBC – Associação Brasileira de Bancos, Everton Pinheiro de Souza Gonçalves.

“Apesar de os componentes mais sensíveis à atividade e à política monetária ainda se manterem acima do intervalo compatível, essa decisão seria a mais adequada, pois a taxa real de juros já se encontra em terreno fortemente contracionista”, explica Gonçalves.

De acordo com o especialista, outro motivo que deve levar o Copom a manter a Selic em 13,75% a.a. é o efeito contracionista do aperto monetário sobre a inflação corrente, que passará a ser observado de forma mais clara a partir do 2º semestre de 2022.

“Mesmo com elevado grau de incerteza, a manutenção da Selic por um período suficientemente longo deverá garantir a convergência da inflação, assim como a ancoragem das expectativas”.

A reunião do Copom será realizada entre terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de setembro. Esse é o antepenúltimo encontro do ano: depois, o comitê se reúne em 25 e 26 de outubro e em 6 e 7 de dezembro.

Sair da versão mobile