Você já teve dificuldade para se desligar do trabalho? Certamente não é o único. Manter o foco, a dedicação e a excelência na sua atividade é, de fato, importantíssimo, no entanto, até mesmo os especialistas fazem questão de ressaltar que mudar o foco de atenção é essencial para atingir o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além de conservar a saúde mental.
Pensando nisso, Dani Verdugo, que possui mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos, preparou uma lista com 5 dicas importantes para quem busca alcançar esse equilíbrio e destaca que, cada vez mais, as empresas estão humanizando a figura dos candidatos e buscando oferecer ferramentas para que estes consigam fazer uma melhor gestão do seu tempo. Confira as dicas da especialista:
1- Saiba desligar o celular
Seja ele corporativo ou pessoal, é essencial saber a hora de se desconectar do trabalho. “A menos que haja alguma questão urgente para ser executada, é importante que a pessoa consiga evitar os eletrônicos, para fins profissionais, fora do seu horário fixo de trabalho. Trata-se de uma medida relativamente simples e que pode ser extremamente assertiva no que diz respeito a diminuir a ansiedade e viabilizar o fluxo de atenção plena em outras práticas”, explica a Headhunter.
2- Saiba gerenciar suas horas de trabalho para não acumular demandas
“Organização é a chave para não levar trabalho para casa. Planilhas, cronogramas, agendas… utilize todas as ferramentas que você tem disponível a seu favor e, se preciso, determine a quantidade ideal de tempo destinada a cada atividade do dia. Dessa forma você evita o acúmulo, que pode culminar em stress e em horas extras excessivas”, aponta a CEO do Grupo THE.
3- Aprenda a delegar funções
Você já se sobrecarregou por ter a sensação de que outras pessoas não saberiam fazer algo tão bem quanto você? O alerta de Dani Verdugo, nessa dica, vai para a confiança na equipe. “Delegar é um exercício de desapego, na verdade, e soma muito para todos os envolvidos. Representa novos desafios e oportunidades para um, enquanto alivia e treina a confiança do outro”, destaca a empresária.
4- Negocie prazos
“Analise, estabeleça prioridades e esteja aberto a negociações sobre prazos. Muitas vezes o senso de urgência diverge entre os envolvidos e isso também pode ter um peso extremamente importante na hora de gerenciar o tempo, delegar e até mesmo ter seu tempo offline”, afirma a CEO da THE Consulting.
5- Deixe assuntos profissionais no trabalho
“Deixar assuntos profissionais para serem discutidos no seu devido ambiente também ajuda, e muito, na hora de deixar o trabalho fora de casa. Dessa forma você consegue deixar o ambiente mais agradável e aberto para temas leves e que permitam maior conexão com os membros da sua família”, ressalta Dani.
Por fim, Dani enfatiza que o futuro das empresas é, cada vez mais, enxergar o candidato como um indivíduo que precisa de momentos de lazer, de descontração, de acolhimento e não como uma espécie de “máquina” que só é interrompida quando alguma questão ligada a saúde o impede de exercer suas funções. “Estamos no Brasil. Um País onde o “burnout” tem afetado uma quantidade imensa de pessoas e não podemos fechar os olhos para isso. Saúde mental é uma pauta urgente e apostar em pequenos hábitos que podem alavancar grandes mudanças pode ser uma alternativa viável e assertiva”, finaliza a CEO do Grupo THE.