A Ativa Investimentos, uma das principais e mais tradicionais corretoras de investimentos do Brasil, com mais de 38 anos de mercado, acaba de lançar seu novo aplicativo, já disponível para download gratuito em dispositivos IOS e Android.
A plataforma foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Ativa Investimentos em um tempo considerado recorde: menos de um ano.
Esse processo começou em 2020, a partir de uma ampla pesquisa com dezenas de colaboradores e clientes para saber quais interesses e quais os pontos de dor em aplicativos de investimentos.
“Verificamos inúmeros desejos dos investidores e como isso poderia ser colocado em prática no nosso novo aplicativo. Identificamos que o acompanhamento de carteira era um dos principais pontos e estudamos benchmarks de navegabilidade, como Spotify e iFood, para a construção de uma experiência diferenciada e intuitiva mesmo para investidores iniciantes. Ao utilizarmos análise de dados e processos de design, conseguimos entregar um aplicativo mais aderente ao perfil e às necessidades do usuário, com recomendações e oportunidades mais personalizadas”, explica Diego Cerqueira, Chief Technology Officer (CTO) da corretora.
Entre os destaques do aplicativo estão o cadastro de metas financeiras, além da classificação dos investimentos por setores.
“Muitas vezes as pessoas não sabem os tickers (código usado na bolsa para identificar o ativo) e nem quais as melhores opções de investimento. Por isso, tornamos esse processo mais amigável e intuitivo, com a categorização de oportunidades por rentabilidade e sugestões com base na experiência do cliente, tal como os grandes streamings de música e vídeo fazem. É uma facilidade para quem está chegando no mercado, mas sem esquecer dos recursos avançados para investidores mais experientes, como o Home Broker”, complementa Cerqueira.
Outro destaque do super app são as análises exclusivas da equipe de research da Ativa Investimentos, com atualizações em tempo real sobre os principais acontecimentos e recomendações das melhores oportunidades, elaboradas a partir das metas de cada investidor.
“Tiramos a complexidade de uma compra de ativo. Em apenas três cliques, com muita clareza, é possível investir em ações, por exemplo, bem como em outros produtos financeiros”, diz Diego.
O lançamento do novo aplicativo é um marco na trajetória da empresa que, desde 2020, tem investido na transformação digital. “Com esse novo aplicativo, nasce também uma nova corretora, cada vez mais digital”, afirma o executivo.
Para dar suporte ao crescimento da base de clientes, a plataforma segue reforçando a sua área de Tecnologia, contratando novos profissionais, aprimorando suas plataformas digitais, investindo em segurança de dados e agilizando processos internos, garantindo assim ganhos de eficiência.
Os dados corroboram essa estratégia. Em 2021, a área de Tecnologia realizou 205 projetos e 510 melhorias incrementais, totalizando 715 entregas, uma alta de 274,35% em comparação a 2020, que registrou 19 projetos e 172 melhorias. Para isso, foram contratados 24 colaboradores para o setor. Desde 2020, 1 em cada 4 colaboradores da Ativa integra o time de Tecnologia – em 2019 esse percentual era de pouco mais de 10%.
“Investimos na formação de uma equipe experiente e diversa, priorizando a contratação de profissionais com sólida experiência na área e que tenham atuado em outros segmentos”, completa Cerqueira.
Somente em 2021, foram investidos mais de R$ 7 milhões na área de Tecnologia. A expectativa é fechar o ano de 2022 com mais de 50% da base de clientes utilizando o canal mobile como principal veículo de acompanhamento de carteira e realização de investimentos.
A transformação digital da Ativa Investimentos está alinhada com um de seus principais valores e um de seus grandes diferenciais: o atendimento humanizado e premium. A ampliação da capacidade tecnológica visa oferecer um serviço ainda mais eficiente e amigável ao investidor.
“Nosso foco está 100% voltado aos clientes, e as melhorias até o momento reforçam que estamos no caminho certo”, finaliza Cerqueira.