A estimativa de crescimento para o ano de 2024 é de até 2,00%, diz Banco do Brasil.
Em informações divulgadas, O Banco do Brasil elevou suas expectativas para o crescimento do PIB brasileiro em 2024. Anteriormente, o Banco apostava em uma expansão de 1,5% para este ano, mas após revisões feitas recentemente, as expectativas de crescimento foram elevadas para 2%.
Alguns economistas do Banco do Brasil já apostaram em diversos segmentos, mas para o economista-chefe, Marcelo Rebelo, os setores que mais se destacarão serão a indústria e os serviços, assim como o consumo e o investimento.
Sobre à indústria, Marcelo reportou a recuperação dos segmentos mais sensíveis ao ciclo das condições financeiras, como os setores da manufatureira e da construção civil, apontando que a indústria extrativa mineral também deve continuar em expansão relevante.
Revisão do PIB
Existem alguns motivos para revisões do PIB, entre eles estão:
- Os recursos extraordinários dos precatórios, dariam um impulso importante no curto prazo, com recursos correspondentes a quase R$ 100 bilhões
- Avanço nas concessões de crédito, ampliação da massa de salários e redução da taxa Selic.
Setor que favorece o PIB
No ano de 2023, o setor de agropecuária teve um crescimento de 15,8%, que representou 30% do crescimento total do PIB.
“Com a série atual do IBGE e mesmo com a projeção da queda na produção da agropecuária em relação ao mesmo período de 2023, o PIB agrícola teria um crescimento na margem, ou seja, acima de dois dígitos.
A variação de dois dígitos da agropecuária pode fazer com que o PIB do primeiro trimestre atinja algo próximo a 2%.