Com foco em crescimento, engajamento e monetização, PAN adiciona 9,5 milhões de clientes à base e se consolida como a plataforma mais completa de produtos e serviços voltados para a classe CDE
O Banco PAN (BPAN4) registrou lucro líquido de R$ 775 milhões em 2021, aumento de 18% em relação ao ano anterior, e reportou ROE de 13,9%. No quarto trimestre, o lucro líquido do banco foi de R$ 190 milhões, aumento de 11% na comparação com igual período de 2020, e ROE de 13,3%.
“Ao longo de 2021, lançamos novos produtos e serviços, melhoramos a experiência de nossos clientes no aplicativo e ampliamos nossos canais de relacionamento. Como resultado, aumentamos o cross sell e o nível de engajamento. Nossos correntistas e cartonistas (banking clients) já representam 37% dos R$ 34,9 bilhões da nossa carteira de crédito”, explica Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.
O banco encerrou o último ano com 17,1 milhões de clientes totais, crescimento de 124% nos últimos doze meses, adicionando 46 mil novos clientes por dia ao longo de 2021. O aumento do fluxo orgânico contribuiu para ganhos de eficiência, que levaram a uma redução de 44% no Custo de Aquisição por Cliente (CAC) em apenas seis meses, chegando em R$ 35 no 4T21.
O número de contas com chave PIX cadastradas também aumentou. O PAN fechou o 4T21 com mais de 5,4 milhões de clientes utilizando o serviço. No final desse período, o banco alcançou 1,7 milhão de clientes com seguros contratados e mais meio milhão usaram o aplicativo para recarga de celular.
Além disso, o volume transacionado pelos clientes atingiu R$ 18,7 bilhões no 4T21, alta de 413% em relação ao 4T20 e de 36% em relação ao 3T21, reforçando a expansão do banco ao longo dos meses e indicando o engajamento dos clientes com a oferta de uma plataforma completa de banking e serviços.
Outro dado interessante é o crescimento do número de produtos que os clientes ativos estão utilizando, que subiu de 2,4 no 3T21 para 2,6 no 4T21, reforçando o aumento no cross sell e a assertividade nos serviços ofertados.
Em 2021, a carteira de crédito cresceu 21% para R$ 34,9 bilhões, dos quais 88% apresentam garantias. No 4T21, o nível de inadimplência acima de 90 dias sobre a carteira foi de 6,3%, refletindo a mudança gradual no mix com crescimento do cartão de crédito, financiamento de veículos e empréstimo pessoal.
Produtos e serviços do Banco Pan
O PAN lançou um cartão co-branded em parceria com o Buscapé, que teve mais de 500 mil cartões solicitados desde o início da operação. Além disso, anunciou a Loja PAN, um marketplace dentro do aplicativo do banco com descontos e cashback.
O PAN, de forma inovadora, foi o primeiro banco a oferecer a contratação da antecipação do saque-aniversário do FGTS integralmente via aplicativo. Como resultado, até dezembro, mais de um milhão de clientes contrataram o produto por este canal. O PAN também lançou o Seguro Pix, para dar ainda mais segurança nas transações da modalidade.
Agenda de resultados completa do 4T21
Por fim, se você quer se organizar para acompanhar as datas dos Resultados do 4T21? Então, não deixe para depois e confira a Agenda de Resultados do Guia do Investidor
No calendário estão reunidas todas as datas da divulgação dos Resultados do 4T21 das empresas listadas na bolsa de valores brasileira. Claro que sempre de formas simples e prática. Dessa forma, basta acessar clicando aqui!