O Banco Pine (PINE4) anuncia hoje os números de seu balanço referente ao 1º trimestre de 2022, no qual apresenta resultado operacional de R$ 4,8 milhões, mostrando progresso quanto ao R$ 1,7 milhão do primeiro trimestre do ano anterior. O Lucro Líquido também cresceu, fechando o trimestre em R$ 1,8 milhão comparado a R$ 0,5 milhão no 1º trimestre de 2021.
Apesar do atual cenário econômico mundial, com novos desafios econômicos e geopolíticos globais e consequente crescimento generalizado da inflação, o banco manteve a estratégia de incrementar a rentabilização do portfólio por meio de maiores spreads e melhor alocação de capital, com incremento nas margens, principalmente com clientes, que cresceu para 3,8% na comparação com 2,4% no ano passado.
É importante salientar que o crescimento da Margem Bruta de 47,8% é decorrente do aumento da carteira do segmento Empresas, portfólio que possui spreads mais robustos e que está atrelado à estratégia de incrementar a participação de clientes com faturamento de até R$ 500 milhões (clientes com faturamento até R$ 500 milhões). Além disso, a Tesouraria também teve uma melhor performance, decorrente do aumento das receitas da Mesa de Clientes e da posição proprietária, assim como o menor custo de funding.
A sua carteira de crédito manteve-se praticamente estável na comparação anual, tendência justificada pela já esperada queda na demanda por crédito no início do ano, em conjunto com o maior rigor na concessão. Destaque para o segmento Empresas que cresceu 11,3% no período, principalmente nos produtos atrelados a recebíveis. Nesse período a companhia também atingiu mais vinculação com os clientes, reportando Índice de Penetração de Produto médio de 2,6 por cliente.
“A nossa capacidade de processamento e a evolução dos serviços, tanto no Internet Banking quanto no aplicativo, contribuíram para a ativação de 85% das novas contas via onboarding digital. Em conjunto com o empenho de nossos colaboradores, evidenciamos nossa capacidade de adaptação e inovação, seguindo na zona de excelência do nosso NPS”, afirma Mauro Sanchez, CEO do Banco Pine.
A inadimplência acima de 90 dias está sob controle, em 0,2%, patamar bem inferior ao do mercado, com percentual da carteira de crédito classificada entre os ratings AA-C superior a 92%. Quanto aos indicadores de liquidez, todos seguem robustos para apoiar o crescimento comercial planejado para 2022, sendo que 76% do funding possui vencimento superior a 1 ano, corroborando a estratégia implantada diante do cenário atual de incertezas e desafios econômicos, que acarretou na captação de produtos com fluxo de vencimentos mais longos, buscando um maior conforto de liquidez.
Com a divulgação dos resultados ao público, o CEO do Banco reforça o compromisso da instituição. “Mesmo com o momento mais adverso, continuaremos buscando o crescimento sustentável e rentável. Já reforçamos nossa liquidez para apoiar o crescimento comercial neste ano, e em combinação com o Aumento de Capital homologadopelo Conselho em abril, fortaleceremos nossa capacidade de crescer o portfólio de crédito, aumentaremos a base de clientes e seguiremos investindo em pessoas, processos e tecnologias. Seguimos confiantes que nosso modelo de negócio permitirá a geração de valor a todos os nossos stakeholders”, finaliza o CEO.