O Banco Central do Brasil (BCB) anunciou na última segunda-feira (7), a criação de um site para consultar “dinheiro esquecido” nos bancos. Isto é, esses recursos alcançam aproximadamente R$ 8 bilhões de reais.
Nesse sentido, esse serviço chama-se de Sistema Valores Receber. De acordo com o próprio Banco Central
“Para ampliar a capacidade de atendimento do SVR, o BC criou um site exclusivamente dedicado a ele: valoresareceber.bcb.gov.br“,
disse o BC, em nota
Entretanto, devido ao alto número de acessos, o site está temporariamente fora do ar e a previsão de retorno é para o dia 14 de fevereiro.
Apesar desse transtorno, o BCB informou que aproximadamente 79 mil cidadãos acessaram o SVR no primeiro dia de funcionamento, 24 de janeiro. Assim sendo, 900 mil reais totalizaram as 8,5 mil solicitações de devolução de recursos.
Funcionamento do SVR
O BCB criou esse Sistema de Valores a Receber para a recuperação de recursos em contas encerradas ou por cobranças indevidas, por exemplo.
De acordo com o Banco Central, não há maiores problemas em caso de perda da data pelos cidadãos.
“Ele poderá voltar a valoresareceber.bcb.gov.br a qualquer momento e receber uma nova data de agendamento. O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”
explica o BC.