Notícias

Blau (BLAU3) investe US$ 28 milhões na compra do Laboratório Bergamo

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

BLAU FARMACÊUTICA S.A. (BLAU3) realizou importante comunicado na manhã desta segunda-feira (31), por meio de fato relevante. A Companhia informou que fechou contrato para a aquisição do Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo.

A compra foi teve aprovação durante a reunião do Conselho de Administração da Companhia realizada em 25 de outubro de 2022. Dessa forma, o investimento será de US$ 28 milhões para a compra de 100% das participações do laboratório.

“Com a consumação da Operação, a Blau aumentará sua participação no mercado de Oncológicos, com importante incremento de capacidade produtiva em liofilizados, bem como ampliará seu portfólio de medicamentos, tanto na linha de Oncológicos quanto de Biológicos. A equipe comercial e de marketing especializada do Bergamo também é um outro ativo importante para Blau, que traz modelo diferencial de “go-to-market”.”

Compartilhou a Blau, em seu comunicado.

Fundado em 1946, o Bergamo localiza-se em Taboão da Serra, São Paulo. Em 2021, registrou Receita Líquida de aproximadamente BRL 185 milhões e produziu cerca de 2,2 milhões de unidades de produtos. Atualmente, o Bergamo possui portfólio de 19 produtos e cerca de 190 funcionários.

Blau Farmacêutica fecha parceria de USD 100 milhões com grupo JSR Life Sciences

Recentemente, a Blau Farmacêutica (BLAU3) fechou parceria com a Similis Bio, uma empresa do grupo JSR Life Sciences. O seu objetivo é o desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos de alta complexidade.

Sendo assim, a Similis Bio irá transferir tecnologia para a Blau, incluindo linhas de células, dados analíticos, metodologias e processos upstream e downstream. Enquanto isso, a Blau irá produzir os medicamentos localmente na sua planta de IFAs bioteconológicos, em Cotia. O acordo não inclui restrição territorial de venda.

A Companhia estima que os investimentos possam superar USD 100 milhões nos próximos 10 anos.

“Essa parceria de longo prazo se iniciará com o desenvolvimento de quatro anticorpos monoclonais de última geração – que, de acordo com o IQVIA, estão entre as moléculas com maior mercado endereçável no mundo e, em conjunto, atualmente possuem TAM (Total Adressable Market – Mercado Endereçável Total) de mais de USD 42 bilhões, sendo BRL 4 bilhões no Brasil – demonstrando que a Companhia pode se beneficiar de um mercado robusto para estes produtos na próxima década. A parceria pode ser estendida para o desenvolvimento de novos produtos.”

Afirma o comunicado.

A Companhia acredita que o lançamento será um marco para a história da Blau e do Brasil. Isso porque dará à população mundial maior acesso a medicamentos avançados. Além disso, reforça a posição da Blau em se tornar referência na produção de biossimilares na América Latina.