A Blau Farmacêutica (BLAU3) anunciou nesta terça-feira (25) que fechou parceria com a Similis Bio, uma empresa do grupo JSR Life Sciences. O seu objetivo é o desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos de alta complexidade.
Sendo assim, a Similis Bio irá transferir tecnologia para a Blau, incluindo linhas de células, dados analíticos, metodologias e processos upstream e downstream. Enquanto isso, a Blau irá produzir os medicamentos localmente na sua planta de IFAs bioteconológicos, em Cotia. O acordo não inclui restrição territorial de venda.
A Companhia estima que os investimentos possam superar USD 100 milhões nos próximos 10 anos.
“Essa parceria de longo prazo se iniciará com o desenvolvimento de quatro anticorpos monoclonais de última geração – que, de acordo com o IQVIA, estão entre as moléculas com maior mercado endereçável no mundo e, em conjunto, atualmente possuem TAM (Total Adressable Market – Mercado Endereçável Total) de mais de USD 42 bilhões, sendo BRL 4 bilhões no Brasil – demonstrando que a Companhia pode se beneficiar de um mercado robusto para estes produtos na próxima década. A parceria pode ser estendida para o desenvolvimento de novos produtos.”
Afirma o comunicado.
A Companhia acredita que o lançamento será um marco para a história da Blau e do Brasil. Isso porque dará à população mundial maior acesso a medicamentos avançados. Além disso, reforça a posição da Blau em se tornar referência na produção de biossimilares na América Latina.
Sobre a Blau Farmacêutica
A Blau (BLAU3) é uma indústria farmacêutica líder no segmento institucional e pioneira em biotecnologia. A organização conta com portfólio de marcas próprias de medicamentos de alta complexidade focado em segmentos relevantes na indústria, como imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia, infectologia, atuando em diversas classes terapêuticas.
Atualmente, a Blau está presente em 7 países da América Latina (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai e Estados Unidos).
Ademais, a Companhia possui um moderno complexo industrial farmacêutico, composto por cinco plantas industriais, com tecnologia de ponta, dedicadas à produção de medicamentos biológicos, oncológicos, antibióticos, anestésicos injetáveis e biotecnológicos.