Depois de fechar em valor recorde no último pregão, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) abriu a quarta-feira (9) em alta e superou a marca histórica dos 92 mil pontos. Até o início da tarde, subia 1,22%, aos 93.152 pontos.
Esse indicador é importante porque é visto como um termômetro para a confiança dos investidores no País, e a pontuação dele é medida pelo Ibovespa, principal índice do mercado de ações brasileiro.
Enquanto a bolsa mantém trajetória de alta nos últimos dias, o dólar segue em queda frente ao real. Nesta quarta-feira, a moeda norte-americana era cotada, até o início da tarde, a R$ 3,694 na venda, com queda de 0,62%.
O real mais forte frente ao dólar também é um indicador de fortalecimento da economia brasileira e de aumento do otimismo dos investidores estrangeiros no Brasil. O presidente da República, Jair Bolsonaro, avaliou o cenário como melhora da confiança no País.
Bolsa bate novo recorde e dólar se aproxima da marca de R$ 3,70; um dos menores em muitos meses. Estamos resgatando a confiabilidade do investidor no Brasil.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 9 de janeiro de 2019
Fonte: Governo do Brasil, com informações da BM&FBovespa, do Banco Central e do Palácio do Planalto