O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, divulgou ontem em suas redes sociais que conversou com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos sobre a possibilidade do Brasil fazer parte do novo modelo de G7.
Brasil no G7
De acordo com uma mensagem divulgada no Twitter, Bolsonaro disse que: “Conversei, na tarde de hoje, com o Presidente, Donald Trump”. “Conversámos sobre o G-7 expandido, o qual o Brasil deverá integrar, bem como questões do aço brasileiro”, disse ele.
Segundo Bolsonaro também durante o telefonema, ele agradeceu ao Presidente dos Estados Unidos “o envio de 1.000 respiradores”. Que serão usados no combate ao coronavírus.
– Conversei, na tarde de hoje, com o Presidente @realDonaldTrump , a quem agradeci o envio de 1.000 respiradores, sendo que 50 serão cedidos ao Paraguai.
– Também conversamos sobre o G-7 expandido, o qual o Brasil deverá integrar, bem como questões do aço brasileiro.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 2, 2020
Donald Trump é hoje o atual presidente do G7. Para ele o atual modelo da cúpula está “ultrapassado” e que gostaria de ver mais países participando.
“Não sinto que o G7 represente adequadamente o que está acontecendo no mundo. É um grupo de países muito ultrapassado“, declarou Donald Trump aos jornalistas, a bordo do avião Air Force One, depois de visitar a Florida para assistir ao lançamento da missão Demo-2 da NASA e do SpaceX no Cabo Canaveral.
Trump relatou que gostaria de ver mais países no grupo, que atualmente estão inclusos apenas os Estados Unidos, Japão, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Alemanha.
“Queremos a Austrália, queremos a Índia, queremos a Coreia do Sul. É um bom grupo de países”, disse Trump.
Donald Trump também na segunda-feira conversou com o presidente russo, Vladimir Putin. De fato durante a conversa o presidente americano convidou o presidente russo para participar do próximo encontro do G7. Sendo assim o Kremlin admitiu, ter ficado surpreso com o convite de Trump.