O Brasil assinou recentemente um acordo de livre comércio automotivo com o Paraguai visando melhorar as negociações. Dessa forma, haverá algumas mudanças nas tarifas aplicadas pelos dois países.
Assim, isso ajudará ainda mais na rapidez dos processos e facilitará o comércio no setor. Então vamos saber mais sobre o assunto e entender como esse acordo irá funcionar.
Brasil e Paraguai assinam acordo de livre comércio
De acordo com as últimas notícias do mercado, o Brasil e o Paraguai assinaram um acordo de livre comércio automotivo. Desse modo, tanto as peças quanto os veículos terão as tarifas diminuídas ou mesmo zeradas.
Assim, esse intervalo poderá variar de acordo com o que for decidido pelos dois países durante o processo. Consequentemente os produtos que são automotivos do Paraguai poderão ter comércio imediato no Brasil.
Enquanto que os produtos brasileiros apresentarão uma taxa de 2% no país vizinho. Nesse sentido, essas tarifas irão decaindo progressivamente até possuírem total liberação no comércio em 2022.
Anteriormente em dezembro de 2019 esse acordo havia sido firmado e sua confirmação foi feita no último dia 11. Por certo, esse é um últimos acordos da série entre o Brasil e o Mercosul.
Além disso, foram assinados alguns tratados anteriores com a Argentina e com o Uruguai. De fato, esse contrato diz que haverá uma liberação mais rápida do que o que foi feito com a Argentina.
Pois, a Argentina só terá esse livre comércio com o Brasil no ano de 2029. Não há um tempo para o contrato ou até que a adaptação total ocorra. Ao todo serão 11 níveis de tarifas com alíquotas de 0% até 20%.
O comércio entre os dois países é bem baixo e tem obtido um certo crescimento na atualidade. Por fim, foram exportados cerca de US$ 415 milhões ao Paraguai e foi importado US$ 235 milhões.