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Burberry troca CEO, suspende dividendo e ação despenca 16%

Burberry anuncia troca de CEO e suspensão de dividendos devido à queda nos gastos com artigos de luxo e ação despenca.

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  • A marca de luxo, Burberry, anunciou a troca de CEO e a suspensão de seus dividendos
  • A notícia causou impacto na bolsa de Londres, caindo quase 16%
  • Além disso, a Burberry alertou que seu fraco desempenho resultou em prejuízo operacional no primeiro semestre do ano

A Burberry anunciou nesta segunda-feira (15), a substituição imediata de seu CEO e a suspensão de dividendos. Isto, em resposta a uma diminuição nos gastos com produtos de luxo. A notícia causou um impacto significativo no mercado, com as ações da Burberry caindo quase 16% na Bolsa de Londres. Ainda, por volta das 8h35 (horário de Brasília), afetando também outras varejistas de luxo europeias como Kering (-3,4%) e LVMH (-1,9%).

Jonathan Akeroyd renunciará ao cargo de CEO, sendo substituído por Joshua Schulman, ex-CEO das grifes Michael Kors e Coach. Além disso, a Burberry alertou que seu fraco desempenho resultou em prejuízo operacional no primeiro semestre do ano, com uma queda de 22% na receita no trimestre encerrado em 29 de junho.

“O nosso desempenho trimestral é decepcionante. Avançamos rapidamente com nossa transição criativa em um mercado de luxo que está se revelando mais desafiador do que o esperado”, aponta a empresa.

A empresa

Burberry é uma marca britânica de moda de luxo conhecida por seu icônico padrão xadrez (check) em tons de bege, preto, branco e vermelho. Fundada em 1856 por Thomas Burberry, a empresa começou como uma loja de roupas outdoor. Ao longo dos anos, evoluiu, portanto, para se tornar uma marca de moda globalmente reconhecida, oferecendo uma ampla gama de produtos. Dessa forma, incluindo roupas, acessórios, perfumes e cosméticos. A Burberry, no entanto, é conhecida por combinar tradição com inovação, mantendo um forte apelo no mercado de luxo.

MRV divulga sua prévia operacional

Segundo a prévia operacional, o segmento, dessa forma, teve alta de 2,8% no volume de vendas em relação ao mesmo período de 2023, para 10,1 mil unidades.

Na quarta-feira (10), a MRV divulgou a sua prévia operacional que registrou uma expansão de 14% nas vendas líquidas do 2T24 na base de comparação anual, somando um volume recorde de R$ 2,5 bilhões.

O segmento, contudo, teve alta de 2,8% no volume de vendas em relação ao mesmo período de 2023, para 10,1 mil unidades. Já os lançamentos registraram um avanço de 73% na base de comparação anual, para 9 mil unidades.

MRV nomeia Nicola Calicchio como vice-presidente do conselho

A MRV (MRVE3) anunciou, contudo, a eleição de Nicola Calicchio Neto como vice-presidente do Conselho de Administração da empresa. Tal posição que ocupará até a realização da próxima Assembleia Geral.

“Com uma sólida trajetória em consultoria e em Conselhos de Administração, Nicola atuou por cerca de 30 anos na McKinsey”, afirmou a companhia em comunicado. 

Nos últimos quatro anos, atuou como Chief Strategy Officer do Softbank Group International e Sênior Advisor do Morgan Stanley. Nicola também foi conselheiro de empresas como Hapvida, Península, CNN Brasil, UNICEF Brasil e MASP, além do Conselho Consultivo da SAF do Cruzeiro.

Atualmente, Nicola Calicchio Neto desempenha o papel de Chairman do Conselho de Administração da CIMED e da BRASA (Brazilian Student Association).

Calicchio graduou-se em Engenharia Civil pela UFMG e obteve um MBA pela MIT Sloan School of Management.

Além de Calicchio, o Conselho de Administração da MRV&Co inclui Rubens Menin como Presidente, Maria Fernanda Menin como conselheira, Leonardo Guimarães Correa como conselheiro, além de quatro membros independentes: Betania Tanure de Barros, Antônio Kandir, Silvio Meira e Paulo Kakinoff.