O carnaval está chegando e a Febraban reforça o alerta para que os clientes evitem golpes e furtos devido à aglomeração de pessoas e à distração no momento de pagamentos. O folião deve estar focado em dois cuidados básicos: proteger e guardar bem seu telefone celular e o cartão de débito e crédito. Diminuir os limites de transações do Pix pode ajudar a evitar maiores prejuízos.
Para isso, basta acessar a funcionalidade que está em seu aplicativo e permite que o cliente ajuste os limites de suas transações para valores que atendam sua necessidade e sua segurança.
A medida auxilia o cliente na gestão e no controle de transações por meio do Pix e está disponível na internet banking e nos aplicativos bancários dos celulares na área Meus Limites Pix.
Os aplicativos bancários contam com o máximo de segurança em todas as suas etapas, desde o seu desenvolvimento até a sua utilização. Não há registro de violação da segurança desses aplicativos.
“Para que os apps sejam usados, há a obrigatoriedade do uso da senha pessoal do cliente. E as transações estão protegidas por token, biometria facial ou qualquer outro fator de segurança randômica que o banco do cliente ofereça”, afirma Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Entretanto, muitos usuários anotam suas senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de Whatsapp ou em outros locais do celular. Também há casos de clientes que usam a mesma senha de acesso do banco em outros aplicativos, sites de compras ou serviços na internet, e estes apps, em grande parte dos casos, não contam com sistemas de segurança robustos e a proteção adequada das informações dos usuários.
Segundo Volpini, o golpe mais praticado no Carnaval é o da troca de cartão. O golpista se passa por um ambulante e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. O falso vendedor se aproveita de um momento de distração do comprador e presta atenção na senha que está sendo digitada. Muitas vezes, o golpista também usa algum truque e desvia a atenção do folião para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra. Isso permite que bandido descubra o código secreto.
O campo de senha deve mostrar apenas asteriscos e o cliente não deve aceitar fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado.
“Também é muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha e confira se o cartão devolvido é realmente o seu. Peça o recibo impresso da transação ou verifique se o valor está correto nas mensagens SMS que recebe no app do banco. No caso de pagamento via QR Code ou transferência, confira o valor e o destinatário do dinheiro”, afirma.
No caso de o cliente ter sido vítima de algum crime, ele deve notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso, e fazer boletim de ocorrência.
Confira 10 dicas para aproveitar o feriado do Carnaval em segurança
- Proteja seu cartão e celular e não os guardem soltos em bolsos
- Ao comprar algo na rua, nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo
- Ao digitar sua senha, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor
- Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando
- Sempre verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante impresso
- Se o vendedor informar que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Verifique o valor e se houve alguma cobrança diferente pelo aplicativo do seu banco
- Caso o vendedor necessite pegar seu cartão, cheque se o cartão devolvido é realmente o seu
- Mantenha o seu celular sempre protegido em situações de aglomerações. Em bloquinhos de carnaval, há possibilidades de furto do aparelho
- A senha deve ser única para acesso ao banco. Também use o bloqueio de tela inicial, biometria facial/digital para acessar o celular e os aplicativos. Ative o bloqueio automático de tela
- Em caso de roubo, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência