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Carrefour Brasil tem prejuízo de R$ 375 mi no 1T23 devido a aumento de custos

carrefour atacadao novas lojas
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O Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou nesta terça-feira (2) seus resultados do primeiro trimestre de 2023, registrando um prejuízo líquido ajustado de R$ 375 milhões, em comparação com o lucro líquido ajustado de R$ 421 milhões no mesmo período do ano anterior. O prejuízo foi impactado pelo aumento das despesas financeiras e administrativas.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou em R$ 1,038 bilhão no 1T23, um recuo de 16,8% em relação ao mesmo período de 2022. A margem Ebitda ajustada atingiu 4,3% entre janeiro e março deste ano, retração de 2,4 pontos percentuais (p.p.) frente ao mesmo período de 2022.

No entanto, a empresa apresentou um crescimento significativo na receita líquida, que atingiu R$ 24,385 bilhões no primeiro trimestre de 2023, representando um aumento de 29,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas brutas também apresentaram alta, atingindo R$ 27,1 bilhões, um aumento de 30,7%. Esse desempenho é resultado do crescimento de 5,7% das lojas com mesmas lojas (LfL) do Atacadão, além da expansão orgânica em Cash and Carry e da integração do Grupo BIG, que representou 17,3% do crescimento total.

O GMV (volume bruto negociado) totalizou R$ 1,6 bilhão no 1T23, um crescimento de 43% em relação ao mesmo período de 2022. O GMV do Atacadão representou 2,7% das vendas totais do Atacadão.

O Banco Carrefour também apresentou resultados positivos, com um faturamento de R$ 13,7 bilhões no 1T23, um aumento de 14,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo desempenho de dois dígitos do cartão Carrefour e do cartão Atacadão, que cresceram 10,6% e 17,8%, respectivamente.

Apesar dos resultados positivos, a empresa apresentou uma elevação no resultado financeiro líquido, que foi negativo em R$ 756 milhões no primeiro trimestre de 2023, representando um aumento de 132,1% em relação às perdas financeiras da mesma etapa de 2022.

Confira na tabela abaixo os principais indicadores operacionais do Carrefour Brasil no primeiro trimestre de 2023:

Indicador Operacional Valor em R$
Prejuízo líquido ajustado – R$ 375 milhões
Lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado R$ 1,038 bilhão
Margem Ebitda ajustada 4,3%
Receita líquida R$ 24,385 bilhões
Vendas brutas R$ 27,1 bilhões
GMV (volume bruto negociado) R$ 1,6 bilhão
Faturamento do Banco Carrefour R$ 13,7 bilhões
Resultado financeiro líquido – R$ 756 milhões
Lucro bruto R$ 4,804 bilhões
Margem bruta 19,7%
Despesas gerais e administrativas R$ 3,790 bilhões
Capex (investimento) total R$ 734 milhões
Dívida líquida R$ 20,256 bilhões
Alavancagem financeira (dívida líquida/Ebitda ajustado) 3,16 vezes

Apesar do prejuízo líquido, a empresa apresentou um crescimento significativo na receita líquida e nas vendas brutas, demonstrando a capacidade da companhia de se adaptar às mudanças no mercado e continuar crescendo. Com a integração do Grupo BIG, a expectativa é que a empresa continue expandindo sua presença no mercado varejista brasileiro.

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